Início Notícias Primeira Liga terá novo formato de disputa e planeja jogos durante a Copa do Mundo Voltar

Primeira Liga terá novo formato de disputa e planeja jogos durante a Copa do Mundo

Primeira Liga terá novo formato de disputa e planeja jogos durante a Copa do Mundo

 

A Primeira Liga terá nova formula de disputa em 2018. E poderá ser disputada durante a Copa do Mundo. Representantes de clubes participantes estiveram reunidos no Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira, para conhecer a nova diretriz da competição e discutir o calendário de jogos. A ideia é repetir o modelo de disputa nos próximos três anos.

Ainda sem data definida, a competição já tem formato acertado: está extinta a fase de grupos. A Primeira Liga será disputada com base no sistema de playoffs, com 16 clubes participando das fases de oitavas, quartas, semifinal e final, em apenas um jogo eliminatório - são 10 times da primeira divisão e seis equipes da Série B.
Como a Série A não terá jogos durante o Mundial da Rússia, mas a Série B acontece normalmente, os gestores da Liga aguardam a liberação da CBF para que os times da Segunda Divisão tenham liberação de datas. A competição pretende reservar quatro datas para o torneio.
Com relação ao calendário, ainda não houve definição. Os clubes debateram a viabilidade da disputa da terceira edição durante o período da Copa do Mundo, utilizando as datas em que não haverá jogos em competições brasileiras nem na Libertadores.
De acordo com nota oficial divulgada, "ficou acertado que a Primeira Liga manterá contato com a CBF, a fim de dialogar sobre um modelo de competição que permita a inclusão no calendário de eventos da entidade".
A reunião no Rio de Janeiro foi a primeira sob a condução do novo presidente, Marcus Salum, também mandatário do América-MG, que assumiu o comando em janeiro deste ano, substituindo Gilvan de Pinho Tavares, ex-presidente do Cruzeiro.
Confira os 16 clubes (conforme andamento das reuniões, mudanças na lista não estão descartadas)
Ceará
Atlético Goianiense
América-MG
Atlético-MG
Cruzeiro
Londrina 
Paraná Clube
Flamengo
Fluminense
Brasil-RS
Grêmio
Internacional
Avaí
Chapecoense
Criciúma
Figueirense





Autor: Comunitária 98.3

Data da Postagem: 07/02/2018 07:33:00

Fonte: G1