Início Notícias Movimentos ampliam mobilizações em defesa de Lula e da democracia Voltar

Movimentos ampliam mobilizações em defesa de Lula e da democracia

Movimentos ampliam mobilizações em defesa de Lula e da democracia

 

Atos públicos e caravanas começam a chegar a Porto Alegre a partir de segunda-feira. Agenda inclui manifestações e também fora do país

Brasil de Fato – A partir de segunda-feira (22), Porto Alegre passa a receber uma série de atos públicos organizados por movimentos populares em torno do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no caso do chamado triplex do Guarujá, marcado para a quarta-feira (24). Destaque para as marchas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Frente Brasil Popular, respectivamente nos dias 22 e 23.

A Frente Brasil Popular reúne movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais. Para Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), é importante a articulação de movimentos em defesa da democracia e do direito do ex-presidente Lula se candidatar nas próximas eleições presidenciais. "É essencial a presença das centrais sindicais, dos movimentos sociais, na defesa, nesse 24 de janeiro, do Estado jurídico de direito. Nós sabemos que isso é a criminalização dos movimentos sociais. O que se tenta fazer é, na sequência da condenação do presidente Lula, é a condenação, ou a perseguição, aos movimentos sociais", diz.

O coordenador nacional do MST, Gilmar Mauro, também destaca que o ataque ao ex-presidente representa um cerco aos movimentos populares: "A verdade é que não é uma simples defesa do Lula, é uma defesa da democracia brasileira contra a parcialidade do poder judiciário, que atinge Lula, mas atinge toda a esquerda e, principalmente, [atinge] a construção da democracia, que é parte de um processo de mobilização que custou muito sangue e sofrimento".

Segundo Mauro, esse é um momento que poderá marcar um novo ciclo de politização do povo brasileiro. "Mobilizar a sociedade, nesse momento, envolve não só os setores organizados, mas a população. É politizar um processo que nos permita construir, de fato, um programa não só para alavancar o processo eleitoral desse ano, mas um programa consistente que vá além do calendário eleitoral e que permita discutir um projeto diferente para o Brasil", destaca.

Dentro e fora do país

Em São Paulo, entidades estão organizando um grande ato no dia do julgamento, em que é esperada a presença do ex-presidente Lula. O Partido dos Trabalhadores (PT) avalia a possibilidade de, independentemente do resultado do julgamento no Tribunal Regional Federal, lançar, no dia 25, a candidatura de Lula à Presidência da República.

Até o dia do julgamento, também estão previstos atos em cidades como Baturité (CE), Belo Horizonte (MG), Cametá (PA), Contagem (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Itabaiana (SE), Nossa Senhora de Lourdes (SE), Palmas (PR), Paranavaí (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA).

Fora do Brasil, estão confirmadas ações em Barcelona e Madri (Espanha), Berlim, Munique e Frankfurt (Alemanha), Cidade do México (México), Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França) e Estocolmo (Suécia).

 





Autor: Comunitária 98.3 FM

Data da Postagem: 19/01/2018 10:43:00

Fonte: Rede Brasil Atual