Início Notícias Verão no RS deve ser marcado por estiagem e temperatura dentro da média Voltar

Verão no RS deve ser marcado por estiagem e temperatura dentro da média

Verão no RS deve ser marcado por estiagem e temperatura dentro da média

A primavera no Brasil se despede nesta quinta-feira (21), deixando para trás um período que foi marcado pela consolidação do La Niña. No Rio Grande do Sul, o fenômeno causou chuva irregular e má distribuída nos meses de outubro e novembro. De modo geral, o volume de precipitações ficou abaixo do normal na Fronteira Oeste e no extremo norte gaúcho. Nas demais áreas, incluindo a Região Metropolitana, a chuva ficou acima da média. Porto Alegre, por exemplo, registrou 490,6mm, 60% acima do normal para a época. Durantas as duas primeiras semanas de dezembro, o cenário foi diferente: a estiagem tomou conta de várias regiões. Frentes frias chegaram a causar chuva, mas fraca e isolada.

Com relação à temperatura, os valores de mínimas ficaram acima do normal na Campanha, no Vale do Sinos e na Região Metropolitana, e abaixo do normal na Serra. Já as máximas ficaram baixas na Campanha e no Norte, e acima do normal no Vale do Sinos e na Grande Porto Alegre. As outras regiões tiveram temperatura dentro do normal.

Ao que tudo indica, o fenômeno La Niña continuará atuando no país durante o verão, que começa às 14h28min (horário de Brasília) desta quinta-feira e vai até o dia 20 de março de 2018 – mas com pouco impacto no Rio Grande do Sul. O tempo durante a estação deve ser influenciado pela temperatura da água do Atlântico – quanto mais quente na costa do Sul, maior o potencial para dar energia às frentes frias que passam.

O acumulado de chuva deve ficar dentro da média. Assim como na primavera, podem ocorrer períodos alternados de estiagem – tempo seco prolongado – e de instabilidade.

– O Estado deve registrar estiagem entre os meses de janeiro e fevereiro. Isso ocorrerá em todo o Rio Grande do Sul – afirma a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki. – No entanto, não se descartam temporais – completa.

A previsão é de que a temperatura também fique na média.  Enquanto no último verão o Rio Grande do Sul passou por vários dias seguidos de calor forte, agora, serão reduzidos a um ou dois dias em sequência de alta temperatura.   

– Não serão registrados longos períodos de calor extremo (acima dos 30°C). A Região Oeste deve ter temperatura por volta de 2°C acima da média. Nas demais áreas, fica apenas 1°C acima da média – diz a meteorologista.





Autor: Comunitária 98.3 FM

Data da Postagem: 20/12/2017 20:04:00

Fonte: GaúchaZH