Início Notícias Celular explode enquanto carregava em Santa Cruz do Sul Voltar

Celular explode enquanto carregava em Santa Cruz do Sul

Celular explode enquanto carregava em Santa Cruz do Sul

Dona do aparelho foi acordada pelas faíscas queimando sua pele e pelo cheiro forte.

Um aparelho celular explodiu e quase provocou um incêndio em residência na noite da terça-feira (19), em Santa Cruz do Sul. Proprietária do aparelho, a comerciária Tânia Helena Schmidt, 55 anos, ligou o dispositivo na tomada para carregar a bateria e foi dormir por volta das 22h. Às 23h, foi acordada por faíscas atingindo sua pele e pelo cheiro forte de queimado.

— Levei um susto com as faíscas caindo em mim e acordei na hora. De pronto, eu tirei o carregador da tomada e do telefone. Mas ele continuava aceso. Então, levei rápido para o banheiro. E quando larguei o celular, a bateria se desprendeu – conta Tânia.

O marido dela, Valdomiro Agnes, 50 anos, acordou quase ao mesmo tempo e logo sentiu o cheiro forte de plástico queimado. A fumaça tomava conta do quarto. Não foi mais possível voltar para a peça.

— O ar ficou irrespirável dentro do quarto e da casa, tivemos de levar colchões e dormir na varanda. Mais um pouco e teria começado um incêndio — conta Valdomiro.

Carregamento sempre à noite


O calor da explosão também derreteu a capa de silicone que protegia o celular. O dispositivo modelo Moto G4, da Motorola, tinha pouco mais de dois anos de uso e nunca teve qualquer tipo de problema. Com o uso intenso durante o dia, era natural chegar à noite com pouca carga na bateria. 

Era quando Tânia o carregava para o uso do dia seguinte. Colocá-lo na cômoda ao lado da cama era outro hábito, já que usava o despertador para acordar. Ela reconhece que o carregador usado não era o  mesmo que veio com o aparelho, mas não se tratava de equipamento pirata, como os comercializados por ambulantes, por exemplo.

— Não era o carregador dele mesmo. Não sei que pegou, se meu marido ou minha filha. Mas era um carregador de outro aparelho também da Motorola, era original – garante a comerciária.

Procurada por GaúchaZH, a assessoria de comunicação da Motorola informou que  fará contato com Tânia para solicitar o envio do equipamento à empresa. A intenção é submeter o dispositivo a uma análise técnica para entender o que aconteceu. O caso não é inédito, em 2017, outro Moto G4 foi o responsável por um incêndio que deixou três feridos em Maceió (AL). 

Riscos de descarga elétrica

Celulares em carregamento de bateria oferecem riscos, alertam especialistas, e não devem ser manuseados. De acordo com o professor de informática do Senac-RS Luiz Henrique Rauber Rodrigues, o superaquecimento é o principal problema, especialmente em celulares com as opções de carga "rápida" ou "turbo".     

– O celular está esquentando porque está carregando e daí você faz mais uma atividade que vai esquentar o celular. Isso pode causar uma explosão, seguramente. Sem falar que danifica a bateria. O ideal, quando está carregando o celular, é não mexer nele – explica o docente. 





Autor: Comunitária 98.3FM

Data da Postagem: 20/03/2019 16:07:00

Fonte: Gaúcha ZH