Início Notícias Tenente Portela tem nove casos suspeitos de dengue Voltar

Tenente Portela tem nove casos suspeitos de dengue

Tenente Portela tem nove casos suspeitos de dengue

SMSS tem realizado mutirões de limpeza nos bairros para eliminar locais com água parada e acúmulo de lixo (Foto: Divulgação/ASCOM Tenente Portela)

Um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp, gravado pela gestora da secretaria municipal de Saúde e Saneamento (SMSS), revela a situação preocupante da dengue em Tenente Portela.

 

Conforme Michelle Vargas, atualmente, existe nove casos suspeitos de contaminação e as amostras dos pacientes já foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (LACEN), porém, os resultados ainda não chegaram ao conhecimento da SMSS.

 

– Temos um idoso na UTI do Hospital Santo Antônio. Ele chegou, inclusive, com sangramento nasal devido à gravidade do caso. Hoje mesmo, a gente estava no hospital no final da tarde e chegaram outras pessoas com suspeita de dengue – revelou a secretária.

 

Michelle Vargas afirmou que a situação é mais preocupante em determinadas partes do município. No áudio, a gestora ainda pede a colaboração de todos visando a eliminação de locais com água parada e que beneficiam a proliferação do Aedes Aegypti. Ela também destacou que os principais sintomas da dengue são: febre, indisposição e dores no corpo. – A população de Tenente Portela precisa se conscientizar da gravidade da dengue – salientou a secretária.

 

Recentemente, a SMSS começou um roteiro de mutirões de limpeza nos bairros da cidade. Semanalmente, os Agentes de Saúde, Vigilância Sanitária, Agentes de Endemias e Vigilância Epidemiológica, realizam visitas domiciliares, recolhem o lixo e eliminam recipientes com água parada.

 

No áudio, Michelle Vargas volta a lamentar a negligência de inúmeros moradores diante da possibilidade de aumento do número de casos da doença. – Já visitamos várias vezes as mesmas residências e em cada averiguação descobrimos novos locais com água parada e mais focos do mosquito. A população joga o lixo para o fundo do terreno e isso se torna um ambiente ideal para a proliferação do Aedes Aegypti – repudia a gestora da SMSS.

 

A secretária também disse que no perímetro urbano foram encontrados diversos lugares utilizados para a criação de animais de grande porte e bebedouros instalados. – Nestes bebedouros existem muitos focos de mosquitos, pois a água nunca é trocada, apenas reposta – conta Michelle Vargas. Ela revelou que já procurou o setor competente da prefeitura municipal e serão aplicados autos de infração aos proprietários de animais que descumprirem as normas vigentes.

 

No último dia 22, o LACEN confirmou o primeiro caso autóctone de dengue em Tenente Portela. A mulher de 62 anos passou pelo tratamento indicado e já retornou a sua casa.





Autor: Comunitária 98.3FM

Data da Postagem: 03/04/2019 10:46:00

Fonte: Sistema Província