Tenente Portela tem nove casos suspeitos de dengue

SMSS tem realizado mutirões de limpeza nos bairros para eliminar locais com água parada e acúmulo de lixo (Foto: Divulgação/ASCOM Tenente Portela) |
Um áudio que circula pelos grupos de WhatsApp, gravado pela gestora da secretaria municipal de Saúde e Saneamento (SMSS), revela a situação preocupante da dengue em Tenente Portela.
Conforme Michelle Vargas, atualmente, existe nove casos suspeitos de contaminação e as amostras dos pacientes já foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (LACEN), porém, os resultados ainda não chegaram ao conhecimento da SMSS.
– Temos um idoso na UTI do Hospital Santo Antônio. Ele chegou, inclusive, com sangramento nasal devido à gravidade do caso. Hoje mesmo, a gente estava no hospital no final da tarde e chegaram outras pessoas com suspeita de dengue – revelou a secretária.
Michelle Vargas afirmou que a situação é mais preocupante em determinadas partes do município. No áudio, a gestora ainda pede a colaboração de todos visando a eliminação de locais com água parada e que beneficiam a proliferação do Aedes Aegypti. Ela também destacou que os principais sintomas da dengue são: febre, indisposição e dores no corpo. – A população de Tenente Portela precisa se conscientizar da gravidade da dengue – salientou a secretária.
Recentemente, a SMSS começou um roteiro de mutirões de limpeza nos bairros da cidade. Semanalmente, os Agentes de Saúde, Vigilância Sanitária, Agentes de Endemias e Vigilância Epidemiológica, realizam visitas domiciliares, recolhem o lixo e eliminam recipientes com água parada.
No áudio, Michelle Vargas volta a lamentar a negligência de inúmeros moradores diante da possibilidade de aumento do número de casos da doença. – Já visitamos várias vezes as mesmas residências e em cada averiguação descobrimos novos locais com água parada e mais focos do mosquito. A população joga o lixo para o fundo do terreno e isso se torna um ambiente ideal para a proliferação do Aedes Aegypti – repudia a gestora da SMSS.
A secretária também disse que no perímetro urbano foram encontrados diversos lugares utilizados para a criação de animais de grande porte e bebedouros instalados. – Nestes bebedouros existem muitos focos de mosquitos, pois a água nunca é trocada, apenas reposta – conta Michelle Vargas. Ela revelou que já procurou o setor competente da prefeitura municipal e serão aplicados autos de infração aos proprietários de animais que descumprirem as normas vigentes.
No último dia 22, o LACEN confirmou o primeiro caso autóctone de dengue em Tenente Portela. A mulher de 62 anos passou pelo tratamento indicado e já retornou a sua casa.
Autor: Comunitária 98.3FM
Data da Postagem: 03/04/2019 10:46:00
Fonte: Sistema Província
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina