Projeto cultural patrocinado pela Foz do Chapecó acontece em Alpestre

Manutenção das escolas integradas de dança e música de Alpestre’ visa resgatar cultura, ofertando um cenário de participação e conhecimento
Projeto cultural patrocinado pela Foz do Chapecó acontece em Alpestre
Com o intuito de resgatar cultura, ofertando um cenário de participação e conhecimento, é que o projeto ‘Manutenção das escolas integradas de dança e música de Alpestre’, acontece no Município.
Atualmente são atendidas mais de 300 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, municipal e estadual, e adultos. Eles aprendem danças da etnia alemã, polonesa, gaúcha (CTGs), banda marcial e música, com vagas para estudantes, como também, para a população em geral. Os alunos participam no contraturno em que estudam.
As escolinhas de dança são divididas por categorias, e trazem um olhar diferenciado para a cultura das etnias. Para Helena Fernandes, mãe da Maria Nilse Fernandes, de 10 anos, que participa da dança alemã – categoria 10 a 14 anos, o projeto envolve as crianças e traz um novo olhar. ‘Uma iniciativa louvável, que oportuniza o aprendizado da cultura germânica, integrando as gerações, e desde já, incluindo nossas crianças a participarem de atividades saudáveis e que trarão muito conhecimento a elas. Além disso, está ajudando minha filha a se concentrar e ter postura’, apontou.
As atividades são realizadas semanalmente, mantendo um cronograma de ações, e tem o acompanhamento dos professores e monitores. Para o representante da coordenação do projeto, Anderlei Vanzella, tem sido gratificante acompanhar e participar de todo processo. ‘Vejo a evolução dos alunos, a alegria em cada aprendizado, tem sido maravilhoso poder contribuir com isso. Já participamos de algumas atividades, encontros folclóricos, e percebemos que o público tem prestigiado as apresentações. Queremos seguir atuando para ofertar, cada vez mais, cultura as nossas crianças, jovens e adultos. Precisamos agradecer a Foz do Chapecó, por incentivar um projeto dessa magnitude.’ Comentou.
O projeto ‘Manutenção das escolas integradas de dança e música de Alpestre’ acontece através da Lei de Incentivo a Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Alpestre, Escola Estadual de Educação Básica Cristo Redentor, Etnia Polonesa, CTGs Os Sinuelos e Pátria e Querência, e Lucano Cultura e Marketing. Tem o patrocínio da Foz do Chapecó, produção Cultural Associação Alpenrose, e é uma realização do Secretaria Especial da Cultura - Ministério da Cidadania – Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Autor: Comunitária 98.3FM
Data da Postagem: 13/06/2019 10:24:00
Fonte: O Alto Uruguai
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina