Início Notícias Grêmio supera últimas etapas e se aproxima de compra da Arena: "Podemos realizar esse ano" Voltar

Grêmio supera últimas etapas e se aproxima de compra da Arena: "Podemos realizar esse ano"

Grêmio supera últimas etapas e se aproxima de compra da Arena:

No dia do aniversário do Grêmio, o presidente Romildo Bolzan Jr. deu uma ótima notícia para a torcida: o clube se aproxima da compra definitiva da gestão da Arena. De acordo com o mandatário, as últimas etapas foram vencidas em reunião com representantes da construtora OAS e dos bancos, e o acordo pode ser fechado ainda este ano.

Há duas semanas, a construtora chegou a um acordo com todos os bancos financiadores envolvidos. O presidente gremista havia ido a um encontro em Brasília com a Caixa Econômica Federal também para tratar do assunto e fechar uma das pontas. O último passo agora trata das obras do entorno do estádio. A Karagounis, empresa da OAS com a Caixa, será a responsável pelas melhorias viárias do bairro. E essa negociação envolve o poder público em Porto Alegre.

– Vou resumir em uma frase emblemática: nunca estivemos tão próximos de finalizar essa situação. Vencemos todas as etapas, a última quando realizamos o ajuste financeiro e econômico com a Arena Porto-Alegrense. Os bancos passaram em seus comitês. Temos uma situação positiva. O que está faltando é a solução do entorno, que passa pelo Ministério Público, pela Karagounis, a Caixa Econômica. Essa solução já existe, em uma minuta de acordo judicial. Ela está sendo apreciada por todos os agentes. Como só falta uma parte, se não tiver comprometimento dessa parte, podemos realizar esse ano – destacou Romildo, após a vitória por 3 a 0 sobre o Goiás.

 

Entenda a situação da Arena

A negociação sempre foi tida como muito complicada, sem previsão de resolução imediata. No início deste ano, integrantes da diretoria do Grêmio falavam de seis a 12 meses para chegar a uma definição, e a gestão da Arena ser efetivamente do clube gaúcho. No entanto, alguns nós que complicavam a operação foram sendo desatados a cada encontro.

Participam das conversas: a Karagounis, subsidiária da Caixa e que ficaria responsável pelas obras do entorno, antes obrigação contratual da OAS; os bancos envolvidos no negócio (Banrisul, Santander, Bradesco e Banco do Brasil); e órgãos públicos como Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, já que Porto Alegre e o estado esperam as contrapartidas na região.

A negociação envolve um financiamento de cerca de R$ 150 milhões para liquidar o saldo devedor com o BNDES, além da entrega da área do Estádio Olímpico para a Karagounis, empresa que vai explorar a área. O Grêmio, portanto, pagaria valor mensal semelhante ao já desembolsado para acomodar seus sócios na Arena. A cessão onerosa atualmente gira em R$ 1,5 milhão.

Não é de hoje que o Grêmio tenta comprar a gestão da Arena para ter o controle total do estádio – atualmente, o complexo é administrado pela empresa Arena Porto-Alegrense, da OAS. As conversas se arrastam desde antes de 2014, quando o ex-presidente Fábio Koff anunciou um acordo encaminhado com a construtora. Pelo contrato atual, o Grêmio passará a ter a operação completa da Arena só em 2033, após 20 anos de exploração pela construtora.





Autor: Comunitária 87.9 FM

Data da Postagem: 17/09/2019 05:49:00

Fonte: G1