Greve completa 19 dias

Nesta quinta, 28, à noite, 42 núcleos do sindicato realizaram marchas luminosas
Ainda com adesão parcial, já que nem todas as escolas estaduais pararam totalmente com suas atividades, a greve do Cpers/Sindicato completa 19 dias nesta sexta, 29. A categoria continua buscando o apoio da população e de lideranças para a pauta de reinvindicação. Além do parcelamento dos salários, os professores protestam contra o pacote do governo Eduardo Leite, apresentado à Assembleia Legislativa, que prevê mudanças significativas no plano de carreira.
Na terça, 26, mais de 10 mil pessoas participaram de assembleia-geral, na praça da matriz de Porto Alegre, para avaliar os rumos do movimento. A mobilização teve tumulto, no momento em que o comando de greve entregava um documento ao secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. O problema ocorreu porque o governo teria se recusado a receber a solicitação no Palácio Piratini, o que foi realizado na calçada.
Alguns manifestantes teriam derrubado grades que davam acesso à sede do governo. Houve repressão pela tropa de choque da Brigada Militar que estava dentro do Piratini, com spray de pimenta e golpes de cassetete, que atingiram, entre outros, a presidente do Cpers/Sindicato, Helenir Aguiar Schürer.
Nesta quinta, 28, os 42 núcleos do Cpers realizaram uma marcha luminosa nas cidades sede, para sensibilizar à comunidade sobre a importância da greve.
Região
Além da participação na assembleia-geral, o 26º Núcleo do Cpers, com sede em Frederico Westphalen, está em Porto Alegre desde o início da semana, participando do Acampamento da Resistência. Nos 17 municípios de abrangência do 26º Núcleo, são 18 escolas paradas totalmente e 23, parcialmente.
Conforme o 40º Núcleo do Cpers, de Palmeira das Missões, que também abrange 17 cidades e mais de 40 escolas, todas as instituições de ensino da rede estadual estão paradas, algumas de forma parcial e outras com 100%.
Já a última atualização da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, divulgada à imprensa, diz que das suas 90 escolas, 72 informaram a situação, sendo que 33 trabalharam normalmente, 23 têm paralisação total e 16 estão paradas parcialmente.
Autor: Comunitária 87.9FM
Data da Postagem: 29/11/2019 11:02:00
Fonte: Márcia Sarmento/ Folha do Noroeste
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina