Início Notícias Inter abre 2020 com 40% do elenco formado nas categorias de base, mas apenas 2 caras novas Voltar

Inter abre 2020 com 40% do elenco formado nas categorias de base, mas apenas 2 caras novas

Inter abre 2020 com 40% do elenco formado nas categorias de base, mas apenas 2 caras novas

O Inter abre 2020 com fidelidade ao planejamento de utilizar as categorias de base como um dos pilares do dia a dia de trabalhos do técnico Eduardo Coudet. Com apenas três reforços anunciados até o momento e uma lista de dispensas que ultrapassa dois times, o Colorado formou mais de 40% dos jogadores que integram o elenco na arrancada do ano.

O treinador argentino inicia a pré-temporada com 29 atletas à disposição para treinamentos no CT do Parque Gigante. Contratado junto ao Flamengo, o lateral-direito Rodinei chega a Porto Alegre neste domingo para começar os trabalhos. O zagueiro Bruno Fuchs, por sua vez, está cedido à Seleção olímpica e se apresenta somente em fevereiro.

Ao todo, portanto, o Inter tem 31 jogadores no elenco até o momento. Destes, 13 fizeram ao menos parte da formação nas categorias de base do clube.

Mas apenas dois garotos são novidades na lista de atletas do time profissional. Os atacantes João Peglow e Netto foram os únicos jovens promovidos para integrar o elenco nos primeiros dias de trabalho de Eduardo Coudet. Todos os demais já estavam à disposição da equipe principal em 2019.

Dos garotos, Heitor e Bruno Fuchs são os dois que têm mais perspectivas de titularidade ao longo de 2020. O lateral-direito disputará posição com Rodinei. O zagueiro é a aposta da diretoria para a temporada e agrada ao técnico Eduardo Coudet. Tem boas chances de ganhar a vaga de Rodrigo Moledo.

Mais experiente, Rodrigo Dourado era capitão da equipe em 2018 e 2019. Seria titular absoluto, mas ainda se recupera de um edema no joelho esquerdo. São seis meses parado. O goleiro Daniel também tem prestígio com dirigentes e comissão técnica e pode ganhar mais espaço ao longo do ano.

 

> Jogadores formados no Inter:

 

Goleiros: Daniel (25 anos) e Keiller (23 anos)

Laterais: Heitor (19 anos) e Erik (18 anos)

Zagueiros: Bruno Fuchs (20 anos) e Roberto (21 anos)

Meio-campistas: Johnny (18 anos), José Aldo (21 anos), Nonato (21 anos), Rodrigo Dourado (25 anos) e Zé Gabriel (21 anos)

Atacantes: João Peglow (18 anos) e Netto (21 anos)

O perfil de atletas com formação no clube varia. A maioria dos garotos fez boa parte da base desde cedo no clube. São os casos dos goleiros Daniel e Keiller, dos laterais Heitor e Erik, dos zagueiros Bruno Fuchs e Roberto, dos meio-campistas Johnny, Rodrigo Dourado e Zé Gabriel e dos atacantes Peglow e Netto.

Nonato e José Aldo têm trajetórias diferentes. O primeiro chegou a estrear como profissional pelo São Caetano antes de ser contratado para o time sub-20, em 2018. Aldo, por sua vez, foi camisa 10 do Palmeiras na Copinha há duas temporadas.

 

Uso da base é pilar para 2020

Em situação financeira delicada, o Inter traçou um planejamento centrado nas categorias de base para montar o elenco de 2020. Após aliviar a folha salarial em mais de R$ 4 milhões mensais com saídas, a diretoria definiu uma diretriz de atuação no mercado: usar parte do "respiro" para contratar reforços pontuais e recorrer aos jovens para compor o elenco.

– Eu resumiria em três pilares centrais o que a gente vai direcionar. O primeiro é ter uma alta performance nos campeonatos que vamos disputar. Segundo, também para termos um clube forte no presente e no futuro, é sermos mais eficientes nos nossos gastos. E terceiro, não menos importante, é ter as categorias de base, um dos principais motores do nosso clube – disse o vice de futebol Alessandro Barcellos em seu discurso na reapresentação.

O elenco colorado segue a rotina de trabalhos de pré-temporada com mais um treinamento neste domingo. O Inter estreia em 2020 no próximo dia 23, quando enfrenta o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 1ª rodada do Gauchão.





Autor: Comunitária 87.9 FM

Data da Postagem: 13/01/2020 06:04:00

Fonte: G1