Início Notícias Família de Chapecó que retornou de viagem da Itália está com sintomas similares ao Coronavírus Voltar

Família de Chapecó que retornou de viagem da Itália está com sintomas similares ao Coronavírus

Família de Chapecó que retornou de viagem da Itália está com sintomas similares ao Coronavírus

A Secretaria de Saúde acompanha uma família chapecoense que retornou de viagem da Itália, na última quarta-feira (26). Quatro pessoas viajaram e duas delas estão com sintomas similares ao Coronavírus, uma mulher de 42 e uma menina de 10 anos.

O material biológico da família foi coletado e encaminhado ao laboratório de referência em Florianópolis. O Município aguarda resultado dos exames, que devem sair nos próximos dias.

A Secretaria informou que trata-se de suspeita de coronavírus e os pacientes são monitorados pelas equipes de saúde. Trata-se de uma medida preventiva, conforme orientação do Protocolo do Ministério da Saúde, para que se mantenha controle de possíveis contágios de doença respiratória.

 

A família foi orientada quanto aos cuidados e está em quarentena domiciliar, conforme prevê o Protocolo do Ministério da Saúde. Conforme a Secretaria de Saúde, a população não precisa ficar alarmada, mas é importante os cuidados.

 

Casos no estado

 

Dados atualizado, na tarde desta segunda-feira (2), elevaram de nove para 36 os casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina. A plataforma do Ministério da Saúde, onde são informados os casos da doença, foi atualizada às 16h. No país todo, são 433 casos suspeitos e dois confirmados para o novo vírus.

 

O secretário da saúde do Estado, Helton Zeferino comentou sobre o aumento de casos suspeitos em Santa Catarina.

 

O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS – COVID-19?

 

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente Coronavírus, com registro dos primeiros casos na China e disseminação em diversos países. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

 

TRANSMISSÃO

 

As investigações sobre transmissão do novo Coronavírus ainda estão em andamento, mas sabe-se que a disseminação por contato está ocorrendo. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

• gotículas de saliva;

• espirro;

• tosse;

• catarro;

• contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

• contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

SINTOMAS

 

Os sintomas são semelhantes a um resfriado: febre, dor de garganta, tosse e dificuldade para respirar. Casos mais graves podem evoluir para infecções do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

 

Os casos suspeitos e que precisam ser investigados são: pacientes com febre, mais um sintoma respiratório e que tenham viajado nos últimos 14 dias, antes do início da manifestação dos sintomas, para área com transmissão local, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia, Vietnã. Incluem-se também pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados para o novo Coronavírus.

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

 

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e usar álcool em gel sempre que possível;

• Manter ambientes arejados;

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Ficar em casa quando estiver doente;

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

A Pasta recomenda que, caso você tenha viajado para um local com risco de transmissão e/ou tenha tido contato com alguém que viajou e apresente algum sintoma respiratório, deve procurar um serviço de saúde.





Autor: Comunitária 87.9 FM

Data da Postagem: 03/03/2020 09:43:00

Fonte: In Foco RS