Com altos índices de contaminação, Nonoai já registrou 277 casos de Covid-19

Destes, 248 já estão recuperados, 25 pessoas em tratamento e quatro evoluíram para óbitos. Outras 21 pessoas estão com sintomas suspeitos e 28 pessoas monitoradas.
O Município de Nonoai está com um índice elevado de contaminação por Covid-19, de acordo com as informações da Secretaria de Saúde. No dia 09 de setembro, às 13h30min, na sede do CRAS, aconteceu uma reunião do Comitê de Prevenção e Combate à Pandemia de Covid-19. Na reunião foram apresentados os números registrados, sendo que desde o inicio foram 277 casos. Destes, 248 já estão recuperados, 25 pessoas em tratamento e quatro evoluíram para óbitos. Outras 21 pessoas estão com sintomas suspeitos e 28 pessoas monitoradas.
Segundo a Secretaria de Saúde, no centro da cidade, são 137 confirmadas, 125 recuperadas, 09 em tratamento. No Bairro Canelles, 29 pessoas confirmadas, 27 recuperadas e duas em tratamento. No Bairro Brasil tem 22 pessoas confirmadas, 20 pessoas recuperadas e duas em tratamento. No Bairro Operário 52 pessoas confirmadas, 39 recuperadas e 12 pessoas em tratamento. Área Indígena sede e a Bananeiras não tem nenhum em tratamento.
O Enfermeiro Marcos, responsável pela Ala Covid-19 do Hospital Comunitário de Nonoai, em entrevista, relatou que a entidade dispõe de 17 leitos destinados para pacientes Covid-19 e mais seis leitos de retaguarda. 'Atendemos uma média de 10 internações semanais', destaca. Marcos revela que no Hospital teve integrantes da equipe que tiveram contato com o Covid-19 , onde foi preciso afastar 11 profissionais de saúde, sendo que sete funcionários foram confirmados com Covid-19. A recomendação para as pessoas que forem ao Hospital com sintomas de Covid, quando chegarem devem indicar os sintomas, para que assim sejam direcionados imediatamente para o atendimento especifico. A Enfermeira Angelina, da Secretaria de Saúde, revelou que a equipe trabalhou no feriado para fazer as testagens e atender todos os pacientes. 'O Pico de transmissão está acontecendo agora em Nonoai. Isso nos preocupa muito', destaca Angelina. Ela enfatiza que a população de Nonoai precisa ter todos os cuidados necessários para diminuir este índice que está muito alto.
O Dr. Jeferson Pôncio explicou que Nonoai está na Bandeira Vermelha e até o dia 14 de setembro e o comércio deve seguir as recomendações estabelecidas no Decreto Municipal 077/2020. Na reunião foi aprovado que Nonoai adote o modelo de Cogestão compartilhada com o estado e a região R16, com sede em Erechim. Desta forma, se na semana que vem a região de Erechim ficar na Bandeira Vermelha, o Comitê Regional poderá se reunir e se for possível adotar um protocolo especifico, como a Bandeira Laranja,. Até na segunda-feira dia 14, o comércio varejista não essencial poderá funcionará das 09h às 17hs, de acordo com o Decreto Municipal.
A Secretaria recomenda que a população precisa se conscientizar, respeitar os protocolos de segurança, usarem álcool em gel, evitem aglomeração de pessoas e usem máscara, para assim evitar a possibilidade da contaminação pelo Covid-19.
Autor: Comunitária 87.9FM
Data da Postagem: 10/09/2020 09:47:00
Fonte: CPZ Notícias
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina