Início Notícias Indígenas sofrem ameaças por não votarem em Cacique em Gramado dos Loureiros Voltar

Indígenas sofrem ameaças por não votarem em Cacique em Gramado dos Loureiros

Indígenas sofrem ameaças por não votarem em Cacique em Gramado dos Loureiros

Uma vereadora reeleita do município de Gramado dos Loureiros, relatou à Rádio Uirapuru manhã de terça-feira, 17, que nos últimos dias vem recebendo uma série de ameaças.

Em entrevista a vereadora Claudete Biribio Tomaz (PSB), conhecida como Dete Índia, contou que faz dias que vive uma situação muito terrível dentro da área indígena. Segundo a vereadora, o Cacique obrigava as pessoas as votarem nele através de ameaças e agressão. Disse que muitos boletins de ocorrência antes da eleição foram registrados.

Dete Índia contou que ela e seu prefeito foram eleitos, fazendo com que o Cacique e seu filho fossem derrotados na eleição. Com isso, muitas pessoas na área indígena foram agredidas, presas e até expulsas por não terem votado no Cacique. A vereadora foi uma das pessoas que após muitas ameaças foi expulsa e não pode retornar para a área indígena.

Ontem manifestações foram feitas em frente a Câmara de Vereadores do município. Ainda durante o dia de ontem os manifestantes conseguiram através da promotoria para ficar na Câmara até que a situação seja resolvida. Segundo Dete Índia, eles não deverão sair da Câmara até que o Ministério Público faça reunião com todos e que medidas protetivas sejam adotadas.





Autor: Comunitária 87.9 FM

Data da Postagem: 19/11/2020 07:14:00

Fonte: In Foco RS