Sebastião Melo consolida vantagem e é eleito prefeito de Porto Alegre

Um velho conhecido estará de volta ao Paço Municipal a partir de 1º de janeiro. Sebastião de Araújo Melo, de 58 anos, foi eleito neste domingo o futuro prefeito de Porto Alegre. O emedebista, ex-vice-prefeito e derrotado nas eleições de 2016, ele agora saiu-se vencedor no segundo turno contra Manuela D’Ávila (PCdoB) e governará a capital gaúcha pelos próximos quatro anos.
A vitória foi confirmada pouco antes das 19h, quando, com 97,7% das urnas apuradas, Melo já tinha 54,58% dos votos válidos contra 45,42% da adversária, consolidando uma vantagem mantida ao longo do segundo turno. No primeiro turno, Melo já tinha virado, revertendo o prognóstico das pesquisas, e ficou em primeiro lugar, com 31% dos votos, enquanto Manuela teve 29%.
Nos números finais do segundo turno, Melo recebeu 370.550 votos (54,6%), enquanto Manuela teve 307.745 votos (45,3%). Do total de 728.034 votos, 678.295 foram votos válidos, enquanto houve 20.938 votos em branco e 28.801 nulos. A abstenção seguiu alta, com 354.692 eleitores não comparecendo para votar.
Goiano de Piracanjuba e radicado há mais de 40 anos em Porto Alegre, Melo leva ao Paço a experiência de três mandatos na Câmara Municipal – onde chegou a ser presidente, em 2007 –, e do conhecimento que adquiriu quando foi vice-prefeito durante a gestão José Fortunati (2013-2016). Entre 2018 e 2020, ele foi deputado estadual.
Concorrendo pela segunda vez à Prefeitura, Melo enfim chega ao poder após ter construído uma aliança com a direita, numa guinada quando comparado às escolhas de quatro anos atrás, quando fez uma composição de centro-esquerda para se lançar. Desta vez, quem o acompanha na chapa é Ricardo Gomes (DEM), um vereador defensor das bandeiras liberais – em 2016, havia sido a deputada Juliana Brizola (PDT).
Ao longo da campanha, Melo acabou tendo que encarar situações atípicas, como a de enfrentar o candidato que o derrotou quatro anos atrás e ter como rival aquele que foi seu colega de gestão, o ex-prefeito José Fortunati (PTB). Nos últimos dias do primeiro turno, porém, após uma denúncia de um candidato a vereador que apoiava Melo, a chapa de Fortunati foi indeferida e o petebista acabou declarando apoio a Melo.
O apoio, divulgado quase na antevéspera do primeiro turno, acabou servindo de impulsionamento ao emebedebista, que, contrariando as pesquisas, venceu o primeiro turno, com dois pontos percentuais de vantagem sobre Manuela D’Ávila. Ao longo do segundo turno, a campanha ganhou ares de tensão, com os dois candidatos chegando a acionar a Justiça em determinados momentos.
O candidato do MDB, contudo, esteve à frente na maioria dos levantamentos, o que acabou se confirmando nas urnas neste domingo e fazendo com que daqui a pouco mais de um mês, Sebastião Melo volte ao Paço Municipal, dessa vez como prefeito da cidade que adotou.
Autor: Comunitária 87.9 FM
Data da Postagem: 30/11/2020 08:50:00
Fonte: Correio do Povo
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina