Agora é Brasileirão! Veja como a Chape chega para o principal objetivo de 2018

O sonho da Chapecoense de conquistar o inédito tricampeonato estadual ficou para trás. Após a derrota para o Figueirense, o time volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, principal objetivo do clube na temporada. Assim como nos últimos quatro anos, o Verdão inicia pensando em não ser rebaixado, para depois focar em objetivos maiores.
Em evolução desde que começou a disputar o Brasileirão por pontos corridos, a Chapecoense fez sua melhor campanha em 2017 - 8ª colocação, com direito à classificação para a pré-Libertadores. Porém, durante a competição, o time chegou a entrar no Z-4, o que não acontecia desde 2015, quando terminou em 14º. (Veja o retrospecto abaixo)
Chape no Brasileirão
Ano Posição final
2014 15º
2015 14º
2016 11º *
2017 8º
*O clube não disputou a última rodada em função da tragédia na Colômbia
A diferença para este ano é o fato de o time não ter levantado a taça do Campeonato Catarinense, o que havia acontecido em 2016 e 2017. Ao invés de chegar embalada para a competição, o elenco precisará lidar com o baque da derrota na final após liderar o estadual.
MENOS COMPETIÇÕES
Paralelamente ao Brasileirão, a Chape disputa a Copa do Brasil. A vantagem é ter o foco apenas nas duas competições, já que foi eliminada da Libertadores e não obteve o indíce para ir para a Sul-Americana. Sem viagens internacionais como no ano passado, quando enfrentou Barcelona, Urawa Reds, Lyon e Roma, pode aproveitar o intervalo da Copa do Mundo para uma intertemporada.
Na Copa do Brasil, o histórico do time não é muito positivo. O melhor resultado foi em 2017, quando entrou diretamente nas oitavas por ter disputado a Libertadores - na ocasião, foi eliminada para o Cruzeiro. Antes disso, o melhor desempenho foi em 2016, quando chegou à 3ª fase. (Veja o retrospecto abaixo)
Chape na Copa do Brasil
Ano Fase Time para qual foi eliminado
2008 2ª Inter
2010 2ª Atlético-MG
2012 2ª Cruzeiro
2014 2ª Ceará
2015 2ª Sport
2016 3ª Atlético-PR
2017 Oitavas Cruzeiro
REFORÇOS E DEPARTAMENTO MÉDICO
Para a disputa dos torneios nacionais, o clube ainda não apresentou reforços. Leandro Pereira já treina com o elenco, mas não foi anunciado de maneira oficial. O Verdão também trabalha na renovação de contrato de Canteros e Douglas, emprestados até 31 de maio por Flamengo e São Paulo, respectivamente.
O time está com cinco atletas no departamento médico. Fabrício Bruno iniciou o ano como titular e só deixou o time por conta de lesão. Com ele em campo, o time levou gol apenas na Libertadores. Nery Bareiro assumiu a vaga após a saída de Fabrício e Douglas, que retornou à titularidade na final. Khevin, Neto e Perotti completam a lista de desfalques.
Autor: Comunitária 98.3 FM / Ronei Nunes
Data da Postagem: 12/04/2018 05:50:00
Fonte: G1
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina