Índios de Iraí serão artistas em projeto que mostrará a cultura dos caingangues

A comunidade indígena de Iraí, no Norte do Estado, será protagonista de apresentações de danças típicas que contarão a história e a cultura dos povos caingangues, através de projeto viabilizado pela Central Única das Favelas (CUFA) de Frederico Westphalen.
Segundo o diretor da CUFA, Roberto Torres Júnior, a iniciativa busca valorizar a cultura, tradições, costumes e fortalecer a língua materna dos caingangues. “Os ensaios iniciarão nos próximos dias no interior da comunidade indígena, sendo que o projeto que vai contar sobre a cultura nativa e história durará quatro meses, sendo três de ensaios semanais”, detalha.
A direção da CUFA informou que o espetáculo será formatado e montado, com as respectivas apresentações de música e dança, na própria comunidade. O projeto mobiliza 35 indígenas do Grupo Goj Veso, de Iraí, e é realizado pela secretaria de Cultura do Estado (Sedac), através do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS, com o recursos da Lei Aldir Blanc, do Ministério do Turismo.
As apresentações serão realizadas em Iraí, Frederico Westphalen, Itatiba do Sul, Nonoai, Passo Fundo, Santa Maria e Seberi. Os espetáculos serão realizados em formato de live, caso não haja a possibilidade de público presente, devido à pandemia do novo coronavírus.
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 28/12/2020 16:03:00
Fonte: In Foco RS
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina