Assembleia discute reabertura gradativa e percentual de todas as atividades econômicas

Em entrevista à Rádio Diário AM 780 o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Gabriel Souza, confirmou que o parlamento gaúcho discute a possibilidade de sugerir a reabertura de todas atividades econômicas em percentual de 25% nas próximas semanas. O parlamentar destaca que diante do aumento exponencial de novos casos de coronavírus, internações e mortes, impor medidas com finalidade de restringir a circulação de pessoas lhe parece algo cabível, porém, é preciso discutir a modulação que estas restrições são colocadas.
“A política de restrição me parece algo razoável, a questão é como restringir. Se você começa a restringir demais, como esta acontecendo agora isto pode levar ha outros problemas, a questão não é só dinheiro, mas um debate racional sem paixões politizadas e ideológicas que precisa ser feito, tem de haver uma ponderação onde a circulação de pessoas seja diminuída e onde o comércio tenha uma sobrevida. Estamos discutindo ter a reabertura gradativa e controlada de todas as atividades para que as pessoas não percam seus empregos, não quebrem seus negócios e que não venha a pobreza e tudo que vem em decorrência disto” cita o parlamentar.
Souza destaca que ao legislativo gaúcho cabe ouvir os técnicos e cientistas e propor sugestão no sentido de se tentar calibrar as medidas. Ele conta que tem participado das reuniões do comitê cientifico, da Secretaria de Saúde do Estado e com o governador do Estado.
O deputado que é veterinário de formação comenta que considerando a mesma lógica da epidemiologia veterinária, iniciada a vacinação é preciso avançar rápido também para evitar mutações do vírus. De acordo com Souza, quanto maior o número de indivíduos vacinados menor a velocidade que o vírus se replica , e quanto menos indivíduos forem vacinados mais rápido o vírus se prolifera.
Outro aspecto destacado pelo parlamentar, é de que quanto se tem um pequeno grupo de indivíduos vacinados , se tem uma possibilidade maior de mutação do vírus, o deputado explica que quando o vírus tenta infectar um pequeno número de indivíduos e não consegue, os próximos com os quais tiver êxito já serão com mutação, e neste aspecto o deputado destaca que é preciso avançar rápido com a vacinação, sem politizar a discussão, o que na opinião do legislador não contribui no momento.
O presidente da Assembleia frisa que torce para que o Ministério da Saúde tenha êxito em conseguir ampliar o número de doses disponíveis, mas pondera que a vacinação deve ser prioridade de todas as esferas de governo. Souza cita que só com a vacinação se dará fim a discussão de abrir ou fechar comércio. O presidente da Assembleia confirmou que deve viajar nesta semana à São Paulo acompanhado do presidente da Famurs, Emanuel Hassen, para um ato de assinatura de um contrato de intenção de compra de doses da Coronavac.
Foto: Reprodução
Autor: Comunitária 87.9 FM
Data da Postagem: 10/03/2021 06:31:00
Fonte: Diário da Manhã
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina