Policiais civis e federais fazem paralisação em Chapecó

Policiais civis e federais de Chapecó (SC) e de todo o Estado de Santa Catarina participam, durante a tarde desta segunda-feira (22), de uma paralisação entre às 15h e 16h. De acordo com a nota, divulgada pela Associação dos Agentes de Polícia Civil de Santa Catarina (Agepol), durante este período, os policiais estão concentrados em frente às unidades policiais em que atuam.
Impedidos de fazer greve, por serem considerados categoria diferenciada e essencial, segundo a Agepol, a paralisação é uma forma de protesto contra a aprovação da PEC 186 – que prevê, entre outras medidas, congelamento salarial de 15 anos e impedimento de reforço de pessoal.
De acordo com a presidente da Agepol, Associação dos Agentes de Polícia Civil de Santa Catarina, Miriam Lago, os profissionais da segurança pública estão na linha de frente da pandemia de Covid-19 e não podem ficar desamparados através da perda de direitos já conquistados.
“Aqui no Estado já estamos há sete anos sem nem mesmo o reajuste da inflação, nossa perda salarial já chega próximo aos 40%. Fora a questão salarial, essa PEC inviabiliza a instituição na medida em que prevê que ao longo de 15 anos não poderemos fazer reposição de pessoal. Já estamos trabalhando no limite, com apenas 50% do efetivo ideal e com muitos profissionais afastados por Covid e outras doenças”.
A presidente ainda destaca que no Estado, os policiais civis tiveram as atividades ampliadas, pois passaram a ter também competência de polícia sanitária para fins de fiscalização da Covid19.
“Estamos na linha de frente, queremos reconhecimento e este vem com a preservação dos nossos direitos enquanto profissionais de categoria diferenciada”.
O protesto da próxima segunda-feira foi uma decisão tomada pela União dos Policiais do Brasil (UPB) e deve ocorrer com outras forças policiais em todo o território nacional. Fazem parte da UPB policias civis, peritos, agentes da Polícia Federal, policiais rodoviários federais entre outras carreiras.
Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução
Autor: Comunitária 87.9 FM
Data da Postagem: 23/03/2021 05:55:00
Fonte: ClicRDC
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina