Início Notícias Indígenas acampam em frente a Funai após serem expulsos de aldeia Voltar

Indígenas acampam em frente a Funai após serem expulsos de aldeia

Indígenas acampam em frente a Funai após serem expulsos de aldeia

Um grupo de 23 famílias  indígenas, residentes em Gramado dos Loureiros, pediu ajuda na Funai de Passo Fundo após serem expulsos da aldeia.  O grupo, com mais de 100 pessoas, veio a Passo Fundo em três ônibus para um pedido de socorro em frente a Funai e seguem acampados.  A Uirapuru foi até eles e conversou a líder do grupo, a indígena Claudete, vereadora Índia Bete, reeleita em Gramado dos Loureiros.

Conforme ela, a expulsão se deu por motivos políticos. O atual Cacique teria concorrido a prefeito e perdido.  O grupo de famílias que foi expulso é composto por pessoas do partido contrário ao do cacique, conforme a vereadora.

Ela explicou ainda que o pedido de ajuda na Funai é para uma intervenção e que assim  os indígenas  simplesmente consigam voltar para suas casas.  Relatou ainda que foram retirados de suas moradias e foram obrigados a dormir na mata ou em acampamentos, algo que não pode mais ser levado adiante. O grupo permanece no local aguardando alguma posição sobre o caso. Pela manhã desta terça-feira a Uirapuru foi até o local e conversou novamente com a líder Bete. Ela explicou que a Funai não deixou eles entrarem no prédio e por isso precisaram ficar dormindo do lado de fora. Bete disse que não vão sair do local até que aconteça uma mediação para o retorno em segurança do grupo para a reserva em Gramado dos Loureiros. Ela também cobra atenção dos órgãos ligados aos índios, como SESAI e a própria Funai, pois há crianças no grupo e a situação é precária.





Autor: Comunitária 87,9 FM

Data da Postagem: 30/03/2021 16:23:00

Fonte: Mateus Miotto - Rádio Uirapuru /Foto: Reprodução/Rádio Uirapuru