Início Notícias Governo amplia vacinação para idosos de 65 anos no Rio Grande do Sul Voltar

Governo amplia vacinação para idosos de 65 anos no Rio Grande do Sul

Governo amplia vacinação para idosos de 65 anos no Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul definiu, nesta quinta-feira, que os idosos de 65 anos serão os próximos a serem vacinados contra a Covid-19. Com a chegada das 645.150 doses da vacina anticovid programadas para chegar nesta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) definiu que o lote também será destinado para completar a primeira aplicação dos idosos de 66 anos ou mais e os profissionais da Segurança Pública do Estado serão contemplados nesta etapa.

Parte das vacinas também será reservada para a segunda aplicação das pessoas que se imunizaram com a Coronavac, nos dias 9 e 17 de março, e da AstraZeneca recebida em 24 de janeiro.

Segundo a secretária da Saúde, Arita Berman, a vacina será o presente de Páscoa dos idosos neste ano. Ela ressaltou a importância dos municípios vacinarem durante o feriado de Sexta-Feira Santa e no final de semana. “Urge que essas vacinas sejam aplicadas. Para isso, esperamos que os municípios deem continuidade à campanha”, afirmou a secretária.

 

A decisão dos grupos-alvo a serem vacinados com esta remessa foi tomada por gestores estaduais e municipais de saúde, com participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), equipe diretiva da Secretaria da Saúde do Estado (SES) e o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior, nesta quinta-feira.

Forças de segurança e salvamento

A novidade desta fase da campanha de vacinação é a antecipação do grupo prioritário de forças de segurança e salvamento. Segundo o governo estadual, poderão ser vacinados servidores diretamente envolvidos nas ações de enfrentamento à Covid-19.

Entraram neste grupo 29 mil trabalhadores da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Numa próxima fase, deverão ser contemplados, ainda, servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RS (Detran) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). 

Operação especial de distribuição

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, será realizada uma operação de distribuição das 645.150 doses de Coronavac e AstraZeneca para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) nesta sexta-feira, com a intenção de que a carga seja entregue ainda no período da manhã. 

Por via aérea, serão entregues as doses correspondentes das 4ª (Santa Maria), 5ª (Caxias) e 10ª (Alegrete), por meio de helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. As demais serão realizadas por via terrestre. Alguns dos municípios próximos da capital poderão buscar suas vacinas diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

Público-alvo

Nos próximos dias serão vacinados, no Rio Grande do Sul:

  • Reserva para segunda dose de 100% do público que se vacinou com o lote de Coronavac que chegou ao Estado no dia 9 de março;
  • Reserva para segunda dose de 63% do público que se vacinou com o lote de Coronavac que chegou ao Estado no dia 17 de março (considerando a previsão de chegada de mais vacinas na próxima semana para fechar 100%);
  • Reserva para segunda dose de 100% do público que se vacinou com o lote de AstraZeneca que chegou ao Estado no dia 24 de janeiro;
  • Completar a vacinação dos idosos de 66 anos ou mais ainda não imunizados com a primeira dose;
  • Iniciar a vacinação de idosos de 65 anos;
  • Forças de segurança e salvamento.





Autor: Rádio Comunidade

Data da Postagem: 01/04/2021 16:05:00

Fonte: Correio do Povo /Foto: Alina Souza