Início Notícias Indígenas aceitam acordo e abastecimento de água será reestabelecido em Alpestre e Planalto Voltar

Indígenas aceitam acordo e abastecimento de água será reestabelecido em Alpestre e Planalto

Indígenas aceitam acordo e abastecimento de água será reestabelecido em Alpestre e Planalto

A manifestação para cobrar melhorias no abastecimento de água na comunidade indígena Pinhalzinho, de Planalto, teve um desfecho na tarde desta sexta-feira, 23. Após reuniões virtuais entre a administração municipal, representantes da Corsan, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e lideranças da comunidade, os indígenas aceitaram o acordo proposto e religaram os motores da barragem da Corsan no rio do Mel, que abastece as cidades de Alpestre e Planalto. Os motores estavam desligados desde a manhã de quinta-feira, 22, o que deixou os dois municípios, além da própria aldeia, sem água.

Segundo a administração municipal, os indígenas reivindicaram 100 mil litros de água por dia. “A Sesai passará a fornecer o abastecimento quatro dias na semana, a Corsan por duas vezes e as Prefeituras de Planalto e Alpestre uma vez na semana”, informou a primeira-dama, Patrícia Zanella

O reabastecimento

De acordo com o gerente-substituto da Corsan de Planalto, Rodrigo Valdemarca, a partir da ligação dos motores levará algum tempo para que o abastecimento seja reestabelecido. “A localidade de Santa Cruz e aqui mesmo na aldeia, o reestabelecimento levará de três a quatro dias para voltar e Alpestre em até um dia”, afirma o gerente-substituto.

 

Foto: Divulgação/PM Planalto





Autor: Comunitária 87.9 FM

Data da Postagem: 26/04/2021 07:20:00

Fonte: O Alto Uruguai