Municípios podem aderir ao programa “Saúde com Agente”
Com os objetivos de qualificar e ampliar o atendimento na atenção primária, o Ministério da Saúde, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), irá desenvolver o programa “Saúde com Agente”. O edital de chamamento público foi publicado no Diário Oficial da União no fim de abril e a adesão dos municípios ao projeto pode ser feita até o dia 4 de junho.
Podem participar todas as cidades que tenham, em seu quadro de profissionais, ACSs e/ou Agentes de Combate às Endemias, ou agentes que desempenham essas atividades, mas com outras denominações.
Capacitações
A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde incluiu no “Saúde com Agente” dois cursos aos ACSs: Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. “A proposta é que esses profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham capacidade de interpretar as informações coletadas nas residências, fazer os devidos encaminhamentos e prestar uma orientação mais qualificada aos pacientes que necessitam de atendimento nas UBS, por exemplo. A partir das informações coletadas nos atendimentos, o Ministério da Saúde terá à disposição uma base de dados de extrema relevância para a gestão e construção de políticas da área”, detalha a iniciativa.
O programa
O “Saúde com Agente” prevê incentivo financeiro - por parte do Fundo Nacional de Saúde (FNS) - para custeio das bolsas de preceptoria e aquisição de recursos didáticos variados (dispositivos/ferramentas com a finalidade pedagógica) necessários às atividades educacionais desenvolvidas no decorrer dos cursos.
Os gestores locais precisam disponibilizar local adequado para a formação dos agentes dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), adquirir o kit de uso individual (boné, mochila impermeável e colete) e o kit satelital para as aulas remotas que estão previstas no período de concentração dos cursos. O repasse será feito em parcela única após a confirmação do número total de adesões, de agentes matriculados e de preceptores.
Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos no endereço eletrônico saudecomagente@saude.gov.br ou pela Central de Teleatendimento do Ministério da Saúde – Disque Saúde 136.
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 05/05/2021 16:48:00
Fonte: O Alto Uruguai /Foto: Reprodução/Internet
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina