RS orienta municípios reservarem doses da vacina da gripe para grupos de maior risco
Representantes das secretarias estadual e municipais de saúde definiram, nesta quarta-feira, que a estratégia de continuidade da vacinação da gripe (Influenza) deverá manter uma reserva para atingir, ao menos, a meta de vacinar 90% dos grupos com maior risco da doença: crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos), idosos, gestantes e puérperas. As doses excedentes poderão ser ofertadas para a população em geral. A definição ocorreu durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Até esse momento, o Rio Grande do Sul apresenta uma cobertura média dos grupos prioritários de 43%, enquanto a meta é 90%. A campanha deste ano foi realizada em etapas, com a primeira inciada em 12 de abril e a terceira (e última) programada para até esta sexta-feira (9).
A proposta apresentada pela Secretaria da Saúde é que os municípios façam uma reserva técnica para garantir a meta nos grupos das crianças, idosos, gestante e puérperas. Esses públicos, somados, representam 3 milhões de pessoas no RS, das quais apenas 1,8 milhão já foi vacinada (cerca de 59%). Para que esses grupos chegassem nos 90% de cobertura, faltariam ainda vacinar, aproximadamente, mais 900 mil pessoas no Estado.
Outra ponderação feita é que seja mantido um estoque para a vacinação das crianças que estejam tomando a vacina da gripe pela primeira vez. Nesses casos, são aplicadas duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Autor: Comunitária 87.9 FM
Data da Postagem: 08/07/2021 06:05:00
Fonte: Correio do Povo
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina