Início Notícias Governo do Estado promove audiência pública sobre privatização da Sulgás Voltar

Governo do Estado promove audiência pública sobre privatização da Sulgás

Governo do Estado promove audiência pública sobre privatização da Sulgás

O governo do RS, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), realizou, nesta segunda-feira (12/7), audiência pública para debater o processo de desestatização da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O encontro também serviu para a divulgação de informações da empresa, esclarecimento de dúvidas e ainda o recebimento de sugestões da sociedade.

Na abertura, o secretário Luiz Henrique Viana contextualizou o caminho percorrido desde o início do processo de privatizações, em 2019, até o momento. “O diálogo entre a Assembleia e o governo referente às privatizações ocorre há pelo menos dois anos. Agora, durante o processo de desestatização da Sulgás, estão previstas algumas atividades para o segundo semestre deste ano, como o road show, a publicação do edital e a realização da sessão publicação do leilão”, afirmou.

Após, o presidente da Sulgás, Carlos Colón, apresentou as informações técnicas da companhia, os projetos desenvolvidos na empresa e ressaltou que “com a privatização, vamos ter mais agilidade nas contratações e execução de projetos, e maior flexibilidade na captação de recursos financeiros".

O chefe de operação de estruturação de empresas e desinvestimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Marcos Torreão, exibiu o status do projeto e a produção de estudos técnicos para diagnóstico e modelagem da desestatização. “Nós contratamos serviços técnicos que são necessários para a execução deste projeto, no qual foram divididos em três etapas: diligências, modelagem econômico-financeira e etapa final”, explicou.

Victor Molchansky, membro do Consórcio Pampagás – contratado pelo BNDES para desenvolver os estudos de modelagem –, apresentou as outras empresas envolvidas e o status do trabalho realizado até o momento. “Existe um ambiente propício no mercado de gás, no qual empresas privadas têm interesse em explorar e conduzir os serviços que a Sulgás atualmente conduz, estabelecendo parâmetros de maior competitividade, tornando o serviço mais e eficiente para os consumidores finais”, avaliou.

Em 2 de julho de 2019, a Assembleia aprovou o Projeto de Lei 265/2019, que autorizou o Poder Executivo a promover medidas de desestatização da Sulgás. A Lei 15.299 foi sancionada e promulgada dois dias depois.
A partir da autorização legislativa, o BNDES foi contratado pelo governo do Estado, em 24 de setembro de 2019, para conduzir o processo de privatização da Sulgás.





Autor: Rádio Comunidade

Data da Postagem: 13/07/2021 16:15:00

Fonte: Priscila Valério/Ascom Sema / Foto: Tom Alves / Sema