Avanços na Medicina auxiliam em tratamentos
Recentemente adquirida pela Santa Casa, partir de uma doação da empresa Tramontina, a ecobroncoscopia (EBUS) é uma técnica endoscópica que possibilita realizar punções e biópsias com agulha guiadas em tempo real pelas imagens de ecografia transmitidas pelo aparelho, agregando acurácia ao diagnóstico e segurança ao paciente.
O equipamento utiliza um pequeno transdutor (leitor) de ecografia acoplado junto à câmera do aparelho endoscópico, permitindo identificar gânglios linfáticos e nódulos dentro do tórax, mas que estão ao redor da traqueia e dos brônquios.
Na prática, o EBUS é um grande aliado no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer de pulmão e outras doenças que se alojam dentro do tórax. No caso do câncer de pulmão, com o EBUS é possível realizar punções de diversas cadeias linfáticas, permitindo classificar corretamente o estadiamento da doença e selecionar o melhor tratamento para cada paciente.
Segundo o Stephan Soder, médico do Serviço de Cirurgia Torácica da Santa Casa, com especialização em Endoscopia Avançada pela Universidade de Montreal, “por se tratar de técnica endoscópica e sem a necessidade de incisões, o procedimento é realizado sob sedação e em regime ambulatorial, sem a necessidade de internação hospitalar, o que traz mais agilidade e segurança ao paciente na definição de seu tratamento”.
Autor: Rádio Comunidade
Data da Postagem: 15/07/2021 15:55:00
Fonte: Correio do Povo /Foto: Divulgação / CP
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina