Grêmio bate o Vitória por 3 a 0 e encaminha vaga nas quartas da Copa do Brasil
Mais uma vez, o Grêmio se deparou com uma situação em que era necessário virar a chave. Dessa vez conseguiu. Na noite desta terça-feira, goleou o Vitória por 3 a 0, no Barradão, em Salvador, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e afastou um pouco a pressão vivida com a zona de rebaixamento do Brasileirão. Com o resultado, o Tricolor pode perder por até dois gols de diferença para avançar às quartas de final.
O jogo acabou marcado pelo lance do primeiro gol, em que Ricardinho anotou, mas só pôde comemorar mesmo quase nove minutos depois, tempo que levou para o VAR confirmar o lance. No segundo tempo, Léo Pereira e Diogo Barbosa, já nos acréscimos, definiram o placar.
Agora, o Tricolor volta as atenções ao Brasileirão. No sábado, enfrenta o Red Bull Bragantino, às 21h, no Nabi Abi Chedid, pela 14ª rodada. O confronto de volta contra o Vitória acontece na próxima terça-feira, às 19h, na Arena.
Primeiro tempo marcado por demora do VAR
Na tentativa de virar a chave e buscar um resultado positivo em uma competição de mata-mata que o Tricolor conhece tão bem, Felipão voltou ao esquema tradicional, abrindo mão do 3-5-2 do confronto diante do América-MG. No entanto, como não teve o retorno de Geromel, e a dupla de zaga foi formada por Rodrigues e Ruan. Na esquerda, Bruno Cortez, e Jean Pyerre esteve na armação das jogadas, municiando Alisson, Leo Pereira e Ricardinho, substituindo o lesionado Diego Souza. Lucas Silva foi o capitão.
Mesmo sem muita criatividade, já que a transição segue lenta, foi o Grêmio quem começou com a bola no ataque, criando suas chances. Antes dos 15, já havia finalizado cinco vezes. Com perigo, foram duas: uma com Jean Pyerre, em uma bola que espirrou e rendeu uma sequência de escanteios, e depois com Darlan, obrigando Lucas Arcanjo a fazer uma defesa.
O Grêmio chegaria ao gol aos 30, mas levaria oito longos minutos até ser confirmado. Lucas Silva fez jogada na direita, e alçou bola para a área. Alisson dividiu com a defesa do Vitória, e ela sobrou para Ricardinho, meio caído. Por conta da posição duvidosa do atacante, o VAR precisou ser acionado. Depois de muita demora, finalmente o vídeo confirmou o 1 a 0 para o Tricolor no marcador.
A longa paralisação quebrou o ritmo de um jogo, que já não era bom. As duas equipes esfriaram e, quando a partida foi retomada, mesmo o com longo período de acréscimo, pouco aconteceu. O Grêmio teve mais uma chegada perigosa, em uma cobrança de falta da direita, mas nada suficiente para alterar novamente o placar, que foi para o intervalo no 1 a 0.
Tricolor amplia no segundo tempo
Depois de 45 minutos ruins, o técnico Ramon Menezes promoveu alterações na equipe do Vitória já na volta do intervalo. Foram duas trocas, para desfazer o esquema de 3-5-2 com o qual entrou em campo, por conta dos desfalques. Saíram João Victor e Eduardo para as entradas de Guilherme Santos e Soares. O Grêmio voltou igual.
Mas foi o Grêmio quem ampliou vantagem no marcador, pressionando a saída do Vitória aos 9 minutos. Darlan ganhou dividida de cabeça, e a bola virou um passe para Ricardinho. Ele abriu mais uma vez para Léo Pereira, que bateu com categoria na saída do goleiro Lucas Arcanjo para fazer 2 a 0 para o Tricolor.
Em vantagem, Felipão começou a mexer na equipe. Uma das trocas foi a entrada de Pinares no lugar de Jean Pyerre, alteração que já havia sido feita pelo treinador na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileirão.
No fim, o técnico Felipão seguiu fazendo alterações para rodar o time, diante da inoperância do Vitória. O 15º colocado na Série B pouco conseguiu oferecer em termos de soluções ofensivas, e ao Grêmio restou administrar o relógio, inclusive com Victor Bobsin e Diogo Barbosa em campo nos minutos finais.
Aos 47, o lateral definiu a goleada por 3 a 0. Após contra-ataque em velocidade, Ricardinho foi acionado na direita, limpou com um toque o goleiro e cruzou para Diogo Barbosa cabecear para o gol vazio, fechando o placar e deixando o time muito mais perto das quartas de final da Copa do Brasil.
Copa do Brasil - jogo de ida das oitavas de final
Vitória 0
Lucas Arcanjo; Cedric, Marcelo e Mateus Moraes; João Victor (Guilherme Santos), Pedrinho (Roberto), João Pedro (Gabriel Bispo), Palblo e Eduardo (Soares); David e Samuel (Ygor Catatau). Técnico: Ramon Menezes
Grêmio 3
Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Cortez; Darlan (Victor Bobsin), Lucas Silva, Jean Pyerre (Pinares), Leo Pereira (Luiz Fernando) e Alisson; Ricardinho (Diogo Barbosa). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Ricardinho (30/1T), Léo Pereira (9/2T) e Diogo Barbosa (47/2)
Cartões amarelos: Pedrinho (Vitória);
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Estádio do Barradão, em Salvador (BA)
Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
Autor: Comunitária 87.9 FM
Data da Postagem: 28/07/2021 06:07:00
Fonte: Nicholas Lyra
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina