Início Notícias Brasil tem menor ocupação de leitos de UTI desde outubro de 2020 Voltar

Brasil tem menor ocupação de leitos de UTI desde outubro de 2020

Brasil tem menor ocupação de leitos de UTI desde outubro de 2020

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta quarta-feira, um boletim especial do Observatório Covid-19 em que aponta que, pela primeira vez desde outubro de 2020, nenhum dos 26 Estados e Distrito Federal apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%.

Outro dado importante na comparação ao mês referido, é que existem menos Estados na situação de atenção do que no ano passado. São cinco estados na zona de alerta intermediária (com taxas entre 60% e 80%), sendo que dois deles se devem pela redução de leitos destinados à Covid-19. Os dados, obtidos na segunda-feira, indicam que se trata do melhor cenário desde que o Observatório passou a acompanhar esse índice, em julho de 2020.

Os pesquisadores da Fiocruz associam o cenário ao avanço da vacinação no Brasil, mas a atenção deve ser mantida, já que os números de novos casos e de mortes continuam altos. "Considerando que ainda são altos os níveis de transmissão de casos e óbitos, a vacinação deve ser ampliada e acelerada, além de combinada com o uso de máscaras e distanciamento físico, para manutenção e avanços nos resultados", apontou o documento. 





Autor: Comunitária 87,9 FM

Data da Postagem: 11/08/2021 15:58:00

Fonte: R7 /Foto: Ricardo Giusti