Início Notícias Com estoque reduzido, Hemocentro do RS faz apelo por doação de sangue Voltar

Com estoque reduzido, Hemocentro do RS faz apelo por doação de sangue

Com estoque reduzido, Hemocentro do RS faz apelo por doação de sangue

Com baixo estoque de sangue, desde o início da pandemia, o Hemocentro do Rio Grande do Sul segue em campanha para doação de todos os tipos de sangue, principalmente o de O positivo e O negativo. O Hemocentro é responsável pelo fornecimento de sangue, e outros componentes, para 42 hospitais de Porto Alegre, da Região Metropolitana e do Litoral Norte.

"O ideal para manter os estoques é que a instituição de saúde recebesse de 100 a 120 doadores por dia. Estamos com 50%", explicou a assistente social Gesiane Ferreira Almansa, do Setor de Captação do Hemocentro. 

Na Capital, o serviço atende a cinco hospitais: Pronto Socorro (HPS), Materno Infantil Presidente Vargas, Independência, Santa Ana e da Restinga Extremo-Sul. "Pedimos encarecidamente que a população retome as doações. O processo é muito seguro e estamos adotando todos os protocolos de segurança", ressaltou. Além da pandemia que baixou os estoques do Hemocentro e dos hospitais, as instituições de saúde terão mais um problema: o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, que deverá afetar a doação de sangue. 

Locais para doação de sangue

As pessoas interessadas em realizar a doação no Hemocentro devem se dirigir à sede da instituição, na avenida Bento Gonçalves, número 3.722, no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para doar, a pessoa precisa estar com boas condições de saúde, alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, apresentar documento de identidade com foto, não ter ingerido bebida alcoólica, não ter fumado no mínimo duas horas antes e ter dormido pelo menos seis horas antes da doação. Quem quiser pode ligar e agendar a doação pelo telefone/WhatsApp (51) 984.054260.O chefe do Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Léo Sekine, disse que a pandemia da Covid-19 impactou na doação de sangue com a redução do número de doadores. "Pedimos a população que venham até o hospital e façam a doação. Ainda não há substituto para o sangue. Somente através do ato de doação é que podemos salvar vidas”, acrescentou.

O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) necessita de todos os tipos de sangue, especialmente O positivo e O negativo, devido aos baixos estoques. Os doadores podem dirigir-se ao local, no segundo andar do Hospital Conceição, na avenida Francisco Trein, 596, bairro Cristo Redentor, na zona Norte de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados (exceto feriados), das 7h30min às 12h (são feitos 60 atendimentos no sábado). 

Com o objetivo de estimular e facilitar as doações de sangue, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre irá oferecer, durante três sábados de outubro, um espaço alternativo de coleta na Capital. Nos dias 16, 23 e 30, o Banco de Sangue da instituição estará presente no Bourbon Shopping Wallig para atender a população, sempre das 9h às 13h, mediante agendamento pelo telefone (51) 3214.8335. Com vagas limitadas, o posto de coleta recebe doadores de todos os tipos sanguíneos. 

Apenas 2,4% da população gaúcha é doadora de sangue

No Rio Grande do Sul, apenas 2,4% da população é doadora de sangue, enquanto no Brasil o percentual é de 1,8%, conforme dados do Ministério da Saúde. O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros) o que poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência e realização de cirurgias eletivas nos hospitais e o tratamento de pessoas com doenças crônicas.

Os homens podem doar quatro vezes ao ano com um intervalo de no mínimo 60 dias. Já as mulheres poderão realizar a doação de sangue três vezes ao ano com um intervalo de 90 dias. Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. 

O doador não pode estar gripado, nem ter enfrentado uma gripe nos últimos sete dias, nunca ter contraído hepatite, malária ou doença de Chagas; não ser portador do vírus HIV e do HTLV. As mulheres não podem estar grávidas, nem ter tido aborto nos últimos três meses e não podem estar amamentando. Os doadores não podem ter realizado tratamento dentário nos últimos sete dias; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; e não ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação e nem ter bebido excessivamente nas últimas 24 horas.





Autor: Comunitária 87,9 FM

Data da Postagem: 05/10/2021 15:55:00

Fonte: Cláudio Isaías /Foto: Alina Souza