Início Notícias Nasa adia caminhada espacial da ISS por causa de "detritos" Voltar

Nasa adia caminhada espacial da ISS por causa de "detritos"

Nasa adia caminhada espacial da ISS por causa de

A Nasa adiou nesta terça-feira uma caminhada espacial que dois astronautas iriam realizar fora da Estação Espacial Internacional (ISS), após receber uma notificação de risco de detritos. Os astronautas Thomas Marshburn e Kayla Barron deveriam deixar o laboratório espacial nesta terça-feira para um incursão de seis horas e meia para substituir uma antena de comunicações danificada. "A Nasa recebeu uma notificação de destroços para a estação espacial", tuitou a agência.

"Devido à falta de oportunidade de avaliar adequadamente o risco que isso pode representar para os astronautas, as equipes decidiram adiar a caminhada no espaço de 30 de novembro até que mais informações estejam disponíveis".

Há poucos dias, a Rússia destruiu um de seus satélites durante um teste de míssil, gerando uma nuvem de destroços que a Nasa disse "aumentar o risco para a estação".

A nuvem de destroços forçou os sete astronautas presentes na ISS a buscar temporariamente refúgio em sua espaçonave de retorno. A Nasa, entretanto, disse que o maior risco ocorreu nas primeiras 24 horas após o teste. Não foi esclarecido se a suspensão da caminhada de hoje foi devido aos destroços do teste russo. Os russos rejeitaram as acusações dos Estados Unidos de que o teste colocou em risco a estação espacial.

Enquanto isso, autoridades americanas disseram não ter sido informadas com antecedência sobre o teste anti-satélite, o quarto a explodir um objeto espacial da Terra e que gerou mais de 1,5 mil fragmentos orbitais detectáveis. A caminhada no espaço seria a primeira de Barron e a quinta de Marshburn. Os dois chegaram à ISS em 11 de novembro a bordo da cápsula SpaceX Crew Dragon Endurance com a missão Crew-3 da NASA, para uma estadia de seis meses.





Autor: Comunitária 87,9 FM

Data da Postagem: 30/11/2021 16:20:00

Fonte: AFP /Foto: Nasa / Divulgação / CP Memória