Início Notícias Chuvas no mês de novembro deixam setor elétrico mais otimista quanto ao próximo ano Voltar

Chuvas no mês de novembro deixam setor elétrico mais otimista quanto ao próximo ano

Chuvas no mês de novembro deixam setor elétrico mais otimista quanto ao próximo ano

As chuvas do mês passado amenizaram os riscos de falta de energia em 2022. A análise foi publicada nesta semana no site do Operador Nacional do Sistema (ONS). Segundo avaliação do órgão, choveu mais em novembro do que o esperado, o que aumentou a capacidade de geração de energia do sistema nos próximos meses.

O volume dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) subiu para 26,3% no fim de novembro, 0,9 ponto percentual acima do previsto pelos especialistas em energia na reunião de outubro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. A expectativa é que o armazenamento do SIN no fim de dezembro fique em torno de 34%.

Pelas projeções do operador nacional, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais sobrecarregado, chegarão a 31 de maio de 2022 com 58% de capacidade, 15,9 pontos acima do verificado na mesma data em 2021.

Esse resultado, explica o órgão federal, é mais otimista do que a estimativa apresentada em novembro e é reflexo da melhoria da Energia Natural Afluente (ENA) e das condições atuais do solo. ENA seria, em uma explicação simples, a quantidade de água que as usinas hidrelétricas recebem para transformar em energia.

As previsões indicam também a permanência da precipitação acima da média na primeira quinzena de dezembro nas bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco, Tocantins, Xingu, Tapajós e Madeira.

Apesar de se mostrar mais otimista, o ONS recomendou que o país mantivesse o acionamento das termelétricas, que produzem energia mais cara e são responsáveis por um adicional médio mensal em dezembro  de 15 mil MW (megawatts).





Autor: Rádio Comunidade

Data da Postagem: 22/12/2021 16:05:00

Fonte: R7 /Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / CP