Início Notícias Ministro da Saúde confirma que água originou surto de toxoplasmose em Santa Maria Voltar

Ministro da Saúde confirma que água originou surto de toxoplasmose em Santa Maria

Ministro da Saúde confirma que água originou surto de toxoplasmose em Santa Maria

Casos de toxoplamose passam de 500 em Santa Maria (Foto: Reprodução/RBSTV)

O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, confirmou nesta quinta-feira (21) que a causa do surto de toxoplasmose em Santa Maria tem origem na água. No entanto, disse que ainda é investigado se a contaminação aconteceu por meio do lençol freático, ou pela água fornecida pela rede de abastecimento da Corsan.

 

O balanço mais recente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul aponta que foram confirmados 569 casos em 2018. O pico de registros ocorreu entre março e abril, sem novos casos confirmados com data de início de sintomas depois do dia

10 de maio.

 

O total de notificações chega a 1.430, sendo que 1.103 foram identificados como casos suspeitos. Seguem em investigação 312.

 

“A origem foi descoberta. Estamos vendo outro tipo de pesquisa para que possamos identificar como isso chegou na água que abastece Santa Maria [...] Veio da água. Isso foi confirmado por técnicos do próprio Ministério da Saúde que estiveram aí no Rio Grande do Sul. Nós estamos vendo agora com isso pode ter chegado na água", disse o ministro em entrevista à Rádio Gaúcha.

 

"Então, o que nós estamos trabalhando é para evitarmos a possibilidade de um novo surto, ou em qualquer lugar", continuou Occhi.





Autor: Comunitária 98.3FM

Data da Postagem: 21/06/2018 11:12:00

Fonte: G1