EUA, Reino Unido e Austrália desenvolverão armas hipersônicas juntos

Reino Unido, Estados Unidos e Austrália anunciaram nesta terça-feira que desenvolverão juntos armas hipersônicas, como parte do pacto de segurança AUKUS, criado para contra-atacar a influência da China na região Ásia-Pacífico.
"Nos comprometemos (...) hoje a iniciar uma nova cooperação trilateral sobre meios de guerra hipersônica, antihipersônica e eletrônica", anunciaram o presidente americano Joe Biden e os primeiros-ministros britânico, Boris Johnson, e australiano, Scott Morrison, em um comunicado conjunto.
Também decidiram "ampliar a troca de informações e aprofundar a cooperação em inovação da defesa". Os mísseis hipersônicos, que podem alcançar cinco vezes a velocidade do som ou mais, são mais rápidos e manobráveis que os mísseis padrão, o que os torna mais difíceis de interceptar.
Em outubro de 2021, os Estados Unidos testaram com sucesso esta tecnologia, que já foi usada por Rússia e China. Em março, a Rússia afirmou ter usado mísseis hipersônicos na Ucrânia, o que seria o primeiro uso conhecido e em condições de combate desse sistema testado pela primeira vez em 2018.
Estados Unidos, Reino Unido e Austrália fecharam uma associação estratégica para a região Indo-Pacífica, chamada AUKUS, em setembro de 2021. A aliança prevê a entrega de submarinos de propulsão nuclear à Austrália. Os três países disseram, nesta terça, que estavam "felizes" com os avanços neste âmbito.
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 05/04/2022 16:04:00
Fonte: AFP /Foto: JUSTIN TALLIS / AFP / POOL
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina