Novo secretário assume pasta da Agricultura no RS
Conhecido pela atuação em assuntos relacionados ao meio ambiente na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o produtor rural Domingos Velho Lopes é o novo titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (SEAPDR). Lopes assumiu o cargo de Silvana Covatti, exonerada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
A posse ocorreu em cerimônia conduzida nesta segunda-feira pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini. Rodrigo Rizzo, assessor da presidência da Farsul e coordenador-geral das comissões da entidade, é o novo secretário adjunto.
Natural de Porto Alegre, Domingos Lopes é agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dedica-se à agropecuária com a família em Mostardas e Palmares do Sul. Sua liderança no setor começou em 1997, quando se tornou presidente do Sindicato Rural de Mostardas. Em 2000, passou a integrar a diretoria da Farsul e, em 2003, assumiu a coordenação da Comissão do Arroz da entidade. Em 2017, foi coordenador da Comissão do Meio Ambiente e assumiu a presidência do conselho superior da Farsul.
Até sua nomeação para a SEAPDR, Lopes exercia os cargos de presidente do Sindicato Rural de Mostardas, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Litoral Médio e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacia. Também integrava os conselhos estaduais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico. “A prioridade um é buscar soluções estruturantes para a situação de reservação de água e irrigação para o Estado”, disse ele logo após a posse.Rodrigo Rizzo, que assume como adjunto de Domingos Lopes o cargo antes ocupado por Luiz Fernando Rodriguez na gestão de Silvana Covatti, é natural de Florianópolis (SC) e graduado em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com pós-graduação em marketing em agronegócios pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA) e MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Cursou ainda especialização em produção do setor de laticínios no centro de pesquisa italiano CoRFiLaC, da Sicília, e atuou como consultor e instrutor credenciado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Em sua carreira, Rizzo participou de visitas de intervenção a mais de 700 propriedades no Rio Grande do Sul e no Uruguai, foi coordenador e diretor de Câmaras Setoriais da SEAPDR e diretor da secretaria na gestão de Odacir Klein.
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 05/04/2022 16:15:00
Fonte: Patrícia Feiten /Foto: Ricardo Giusti
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina