Assembleia da ONU suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos
A Assembleia Geral das Nações Unidas votou, nesta quinta-feira, para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da organização como punição pela invasão da Ucrânia. Dos 193 membros da assembleia, 93 votaram a favor, enquanto 24 votaram contra e 58 se abstiveram. A votação sugere um enfraquecimento da unidade internacional contra a Rússia.
Para a suspensão, era necessária a maioria de dois terços dos países que votaram a favor e contra na sessão. As abstenções não contam.
Em sua fala, na terça-feira, Volodymir Zelensky pediu que a Rússia fosse expulsa do Conselho de Segurança. Para o presidente ucraniano, se novos caminhos para a paz também não forem encontrados, a alternativa seria a dissolução completa do órgão. Esta é a segunda vez que um país é suspenso do Conselho. A Líbia foi o primeiro, em 2011. Ao contrário da Rússia, o país não era membro permanente do Conselho de Segurança e Trípoli ainda não era membro permanente desse órgão.
O Kremlin lamentou a decisão e advertiu que Moscou pretende "continuar a defender seus interesses por todos os meios legais". A declaração foi feita peloporta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitri Peskov, em entrevista ao canal britânico Sky News.
Já a Ucrânia expressou seu agradecimento pela suspensão da Rússia e afirmou que não cabe a "criminosos de guerra" estarem representados nesta instância da ONU. "Os criminosos de guerra não têm lugar nos organismos da ONU encarregados da proteção dos direitos humanos", declarou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter. "Agradecemos a todos os Estados-membros que apoiaram a resolução [da AGNU] e ficaram do lado certo da história", completou.
A Rússia era membro intermitente desde 2006. Um Estado só pode cumprir dois mandatos consecutivos e depois deve esperar pelo menos um ano antes de ser elegível novamente. O mandato russo estava previsto para expirar em 2023.
O Conselho de Direitos Humanos é o principal fórum da ONU sobre o assunto. Criado em 2006, é composto por 47 estados membros, eleitos pela Assembleia Geral da ONU. Além de promover os direitos humanos, sua missão também é examinar a situação dos países membros da ONU.
O Conselho também pode tratar de qualquer questão de direitos humanos que o exija, inclusive em reuniões excepcionais, que podem ser convocadas com urgência. Isso aconteceu recentemente por causa da situação na Ucrânia e na Etiópia
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 07/04/2022 16:15:00
Fonte: AFP / Foto: Michael M. Santiago/Getty Images/AFP
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina