Início Notícias Assembleia da ONU suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos Voltar

Assembleia da ONU suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos

Assembleia da ONU suspende Rússia do Conselho de Direitos Humanos

A Assembleia Geral das Nações Unidas votou, nesta quinta-feira, para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da organização como punição pela invasão da Ucrânia. Dos 193 membros da assembleia, 93 votaram a favor, enquanto 24 votaram contra e 58 se abstiveram. A votação sugere um enfraquecimento da unidade internacional contra a Rússia.

Para a suspensão, era necessária a maioria de dois terços dos países que votaram a favor e contra na sessão. As abstenções não contam.

Em sua fala, na terça-feira, Volodymir Zelensky pediu que a Rússia fosse expulsa do Conselho de Segurança. Para o presidente ucraniano, se novos caminhos para a paz também não forem encontrados, a alternativa seria a dissolução completa do órgão. Esta é a segunda vez que um país é suspenso do Conselho. A Líbia foi o primeiro, em 2011. Ao contrário da Rússia, o país não era membro permanente do Conselho de Segurança e Trípoli ainda não era membro permanente desse órgão.

O Kremlin lamentou a decisão e advertiu que Moscou pretende "continuar a defender seus interesses por todos os meios legais". A declaração foi feita peloporta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitri Peskov, em entrevista ao canal britânico Sky News.

Já a Ucrânia expressou seu agradecimento pela suspensão da Rússia e afirmou que não cabe a "criminosos de guerra" estarem representados nesta instância da ONU. "Os criminosos de guerra não têm lugar nos organismos da ONU encarregados da proteção dos direitos humanos", declarou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter.  "Agradecemos a todos os Estados-membros que apoiaram a resolução [da AGNU] e ficaram do lado certo da história", completou.

A Rússia era membro intermitente desde 2006. Um Estado só pode cumprir dois mandatos consecutivos e depois deve esperar pelo menos um ano antes de ser elegível novamente. O mandato russo estava previsto para expirar em 2023.

O Conselho de Direitos Humanos é o principal fórum da ONU sobre o assunto. Criado em 2006, é composto por 47 estados membros, eleitos pela Assembleia Geral da ONU. Além de promover os direitos humanos, sua missão também é examinar a situação dos países membros da ONU.

O Conselho também pode tratar de qualquer questão de direitos humanos que o exija, inclusive em reuniões excepcionais, que podem ser convocadas com urgência. Isso aconteceu recentemente por causa da situação na Ucrânia e na Etiópia





Autor: Comunitária 87,9 FM

Data da Postagem: 07/04/2022 16:15:00

Fonte: AFP / Foto: Michael M. Santiago/Getty Images/AFP