Entenda por que o fim de abril será de temporais no Rio Grande do Sul
Os alertas de temporais e de tempestades severas para esta semana no Rio Grande do Sul formam um cenário incomum para abril, um mês que costuma ser mais tranquilo e sem grandes extremos de temperaturas. A expectativa de especialistas era de que a influência do fenômeno La Ninã, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, perdesse força ao longo do outono, mas isso não está acontecendo.
Meteorologista da MetSul, Estael Sias avalia que essa condição 'um pouco diferente do que a gente tem de normalidade' se deve também ao "repique" do fenômeno La Niña. "É provável que o La Niña se estenda ainda durante os meses de inverno, e até houve uma intensificação nessas últimas semanas. E isso em parte pode ser consequência também do fenômeno climático La Niña, que acabou movimentando um pouco esses fenômenos de uma forma atípica nessa época do ano e em qualquer época do ano no RS", explica.
Na avaliação da especialista, o fenômeno La Niña pode manter a irregularidade da chuva, dificultando a recuperação da estiagem e potencializar o frio nos meses de inverno. "O mês de abril costuma ser um mês mais tranquilo, sem grandes extremos de temperatura, e por consequência sem grandes extremos de fenômenos também. O que ocorre é que nós temos ainda ao longo dessa semana, pelo menos até quinta-feira, uma corrente de vento de Norte para Sul e que vai transportar ar muito quente em direção ao Sul do continente, afetando o Paraguai, Argentina, Rio Grande do Sul e Uruguai", destaca.
Durante a semana, Estael afirma que vai ocorrer ação contínua de corrente de vento Norte. "E com esse ar muito quente, com a aproximação de uma frente fria, isso vai formar temporais muito fortes ao longo desses próximos dias, começando pela fronteira com Uruguai, entre segunda e terça-feira, na metade Sul do Estado. Na quarta o tempo abre e a temperatura vai dar um salto com marcas acima de 35 graus, ou seja, marcas de verão", completa.
De acordo com Estael, de quinta para sexta a frente fria deve avançar em cima desse ar quente. "Acredito que será o cenário de maior risco, de maior intensidade dos temporais entre quinta e sexta-feira. Tanto no aspecto da chuva, a quantidade, e especialmente em relação a vento e granizo. Então é uma condição completamente atípica para o mês de abril, que costuma ser o mês mais tranquilo do trimestre de outono", alerta.
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 25/04/2022 16:25:00
Fonte: Felipe Samuel /Foto: Guilherme Almeida / CP Memória
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina