Governo publica resolução que abre mercado de gás natural
O governo federal aprovou uma resolução que abre o mercado de gás natural. O documento do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (3), aperfeiçoa políticas energéticas e promove a livre concorrência no setor.
O texto, segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, é resultado da consolidação de resoluções anteriores que tratavam do tema. "Foram propostos aperfeiçoamentos relacionados ao período de transição do mercado, a exemplo de novas diretrizes e providências relacionadas à transparência e à coordenação entre os agentes da indústria para a implantação do modelo de mercado previsto na Lei", disse o órgão.
As novas diretrizes citam que o desenho do novo mercado de gás natural inclui a remoção de barreiras econômicas e regulatórias às atividades de exploração e produção de gás natural; realização de leilões regulares; implementação de medidas de estimulo; promoção da independência comercial e operacional dos transportadores, entre outras ações.
"Propõe-se medidas para desenvolver o novo mercado de gás natural, especialmente diante da adequação dos procedimentos e padrões utilizados pelos agentes da indústria do gás natural diante do novo cenário normativo, direcionando esse setor a favor do crescimento econômico nacional", comentou o governo.
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 03/05/2022 15:50:00
Fonte: R7 / Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / CP
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina