Início Notícias Câmara aprova isenção na conta de luz para famílias de baixa renda Voltar

Câmara aprova isenção na conta de luz para famílias de baixa renda

Câmara aprova isenção na conta de luz para famílias de baixa renda

         Medida foi incluída no projeto de venda da Eletrobras e deverá impactar tarifas dos consumidores| Foto: Fernando Vieira / Especial / CP Memória

A Câmara dos Deputados aprovou a isenção do pagamento de conta de luz para famílias de baixa renda. A medida foi incluída no projeto de lei que destrava a venda das distribuidoras da Eletrobras. O texto-base já havia sido aprovado na semana passada, mas ainda era preciso apreciar 11 destaques à proposta, o que foi feito na noite desta terça-feira.

 

Dos 11 destaques à proposta, quatro foram aprovados e cinco foram rejeitados; um era igual a outro destaque aprovado e um foi retirado de pauta. O projeto agora segue para votação no Senado Federal e, depois, precisa ser sancionado pela Presidência da República para entrar em vigor.

 

A aprovação na Câmara era uma prioridade do governo, que vai tentar leiloar no dia 26 de julho as distribuidoras da Eletrobrás, que atuam no Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Piauí. Uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) impede a venda da Ceal, de Alagoas.

 

Uma das principais mudanças aprovadas terá impacto de elevar a conta de luz dos consumidores. Os deputados aprovaram alterações no programa Tarifa Social, que concede descontos escalonados na conta de luz de consumidores de baixa renda, de acordo com o consumo. Essa emenda, proposta pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) e pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), concede gratuidade na conta de luz de todos os clientes que tiverem consumo de até 70 quilowatts-hora (kWh) por mês. Essa proposta vai elevar a conta de luz dos demais consumidores, que vão pagar mais caro para custear essa isenção dos clientes mais pobres.





Autor: Comunitária 98.3FM

Data da Postagem: 11/07/2018 10:36:00

Fonte: Correio do Povo