Início Notícias Sem Damião, Odair aposta em ataque móvel para Pottker encerrar "zica" como 9 Voltar

Sem Damião, Odair aposta em ataque móvel para Pottker encerrar "zica" como 9

Sem Damião, Odair aposta em ataque móvel para Pottker encerrar

Obrigado a conviver com a saudade de balançar as redes durante a pausa para a Copa do Mundo, William Pottker conta os dias para tentar dissipar a "zica" já contra o Atlético-PR, nesta quinta-feira, às 21h, na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Brasileirão. E o fará em função pouco usual pelo Inter. Diante da ausência de Leandro Damião, o camisa 99 atuará na referência do ataque.
Na função, o atacante dará uma faceta diferente à posição, com característica de maior mobilidade, para retomar o protagonismo que assumiu no início do ano, quando foi combalido por uma lesão muscular. Centralizado, tentará encerrar a seca de 14 jogos e 159 dias sem gols pelo Colorado. O jejum incomoda, claro. Mas é suavizado pelo atleta ao lembrar de seu comprometimento com a parte tática e com o sistema defensivo da equipe.

– Se o time está ganhando e há cobranças, imagina quando o atacante não faz gols? Mas procuro ver o lado positivo. Estou ajudando na marcação, cumprindo função tática. Aqui, ninguém pensa em si, mas no conjunto. É claro que sinto falta dos gols. Fiz cinco neste ano, acontece naturalmente. Espero sair dessa zica o mais rápido possível – disse Pottker, ainda em Atibaia.
Pottker, aliás, foi "trabalhado" por Odair Hellmann para assumir a função ao longo de boa parte da intertemporada. Sem contar com o titular, que se recupera de uma contratura na região do pescoço, e à espera do recém-chegado Jonatan Álvez, o treinador arma sua equipe com o atacante como solução pontual para a função e teve tempo para ajustar a mecânica de jogo e adaptá-lo ao novo posicionamento.

Pediu música em jogo-treino
Já deu resultado. Pottker foi de longe o principal jogador do Inter no jogo-treino da última sexta-feira contra o RB Brasil, em Atibaia. Mais solto como centroavante, deu trabalho ao goleiro adversário e foi o desafogo no ataque colorado e jogador mais agudo.
Com intensa movimentação, anotou os três gols do teste de sexta e ainda perdeu outras duas chances claras. Ao menos no ensaio, mostrou que está com “fome” para recuperar o tempo perdido e a melhor fase que, inclusive, já mostrou pelo Inter.
As adaptações são sutis. Com Damião, o Inter tem na referência um jogador "brigador", que se impõe para segurar a linha defensiva e que costuma receber a bola no pé para fazer paredes, tentar girar sobre o adversário ou retê-la até a aproximação dos demais companheiros. Em suma: um "9" tradicional para servir de escape ao sistema ofensivo. Pottker, por sua vez, também tem bom porte físico, mas prefere receber os passes mais à frente, para atacar o espaço com velocidade.
– O Damião é um cara brigador, que não tem bola perdida. O Pottker gosta mais de receber a bola no espaço. Tem uma diferença, mas os dois são importantíssimos para nós. Quem jogar vai dar conta do recado – projeta o atacante Lucca.
Parceria conhecida
Centralizado, Pottker reedita ainda uma parceria frutífera com Lucca, nos tempos de Ponte Preta. Lado a lado pela Macaca a dupla atuou em 20 jogos no começo de 2017 – ambos foram peças-chave na campanha que levou o clube à final do Paulistão daquele ano. Juntos, tiveram participação em 20 dos 24 gols anotados pela equipe. E justamente no posicionamento arquitetado por Odair.
Sem contar com Patrick, suspenso, e com D'Alessandro ainda sem condições de atuar 90 minutos, o técnico manteve o 4-1-4-1 com Lucca aberto pela esquerda, Nico López aberto pela direita e Zeca e Edenílson como meias por dentro. Um quarteto de mobilidade pura para servir Pottker e tentar romper a linha defensiva adversária com movimentação e combinações.
– Na verdade, quando jogamos juntos, ele sempre jogou centralizado e eu pelo lado. Eu sei como ele gosta de jogar, mas não posso falar aqui, se não facilita para o adversário. Sei como ele gosta de receber bolas. Temos um companheirismo legal. A gente pretende levar para campo – ressalta Lucca.

Com a equipe encaminhada para defender o Atlético-PR, o Inter treina em Porto Alegre na terça e na quarta-feira,quando viaja rumo a Curitiba. O Colorado enfrenta o Furacão às 21h da quinta-feira, na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Brasileirão.





Autor: Comunitária 98.3 FM /Ronei Nunes

Data da Postagem: 18/07/2018 06:04:00

Fonte: G1