Polícia transfere chefes de organizações criminosas do RS para presídios federais de três estados
Forças de segurança estaduais e federais montaram uma operação nesta quinta-feira (15) para fazer a transferência de 13 chefes de organizações criminosas presos no Rio Grande do Sul para presídios federais de outros três estados: Mato Grosso do Sul (MS), Rio Grande do Norte (RN) e Rondônia (RO).
De acordo com a Polícia Civil, eles teriam envolvimento, ainda que privados de liberdade, em disputas armadas entre os grupos criminosos que disputam áreas para o tráfico de drogas principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. O conflito já resultou em diversas execuções de pessoas nas últimas semanas.
A intenção da polícia, com a transferência, é separá-los, diminuir sua influência sobre as organizações e, assim, acabar com os casos de violência.
Os detentos deixaram a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) às 5h50min. Havia 30 viaturas e 300 agentes atuando na ação. Os presos foram levados ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, de onde partirão para Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).
Os criminosos são apontados como chefes de quatro facções diferentes. Uma delas foi criada dentro de prisões em Porto Alegre. Outras duas nasceram nas vilas Cruzeiro e Bom Jesus. A última, na região do Vale dos Sinos.
De acordo com a polícia, dos 13 transferidos, 12 respondem por homicídios.
RS Seguro
A ação dá continuidade às três etapas anteriores da Operação Império da Lei que, em julho de 2021, março de 2020 e novembro de 2020, enviaram 34 líderes de grupos criminosos para estabelecimentos do Sistema Penitenciário Federal (SPF). Somadas as quatro etapas da operação, já são 47 presos transferidos para unidades prisionais federais.
Autor: Rádio Comunidade 87.9 FM
Data da Postagem: 16/09/2022 14:55:00
Fonte: G1 RS * Ascom SSP /Foto: Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina