Início Notícias Agosto mais "leve": calendário é trunfo do Inter para "fazer diferença" no Brasileiro Voltar

Agosto mais "leve": calendário é trunfo do Inter para "fazer diferença" no Brasileiro

Agosto mais

O Inter avança agosto adentro no topo da tabela do Brasileirão, com uma confortável – e até inesperada – terceira colocação assegurada após somar 29 pontos em 16 rodadas. O oitavo mês do ano, aliás, surge como um divisor de águas para as pretensões coloradas na competição. Apenas com o Campeonato Brasileiro em disputa, o Colorado tem um calendário mais "leve" que o da maioria dos rivais do G-4 e de suas cercanias. E mira, assim, uma nova arrancada para fazer diferença na reta final da competição.
O cronograma menos atribulado foi desenhado após a eliminação precoce para o Vitória, ainda na quarta fase da Copa do Brasil, única competição paralela ao Nacional prevista para a temporada colorada. Assim, o Inter terá um total de cinco jogos em agosto, ao passo que os rivais classificados na Libertadores e na Copa do Brasil enfrentarão uma maratona de nove jogos em 31 dias.
São os casos do líder Flamengo e de Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro, que dividem foco e esforços entre a briga por posições na parte de cima do Brasileirão e os confrontos decisivos nas competições de mata-mata. O São Paulo, por sua vez, tem pela frente sete compromissos nos próximos 31 dias.
Além do Colorado, o Atlético-MG é outro clube do topo da tabela que tem apenas cinco jogos no mês de agosto (confira os calendários dos oito primeiros colocados abaixo). Curiosamente, as duas equipes se enfrentam às 20h da próxima segunda-feira, no Independência, pela 17ª rodada do Nacional.

> O agosto dos oito primeiros colocados:
Flamengo - 9 jogos (5 pelo Brasileirão, 2 pela Copa do Brasil e 2 pela Libertadores)
São Paulo - 7 jogos (5 pelo Brasileirão e 2 pela Sul-Americana)
Inter - 5 jogos (5 pelo Brasileirão)
Atlético-MG - 5 jogos (5 pelo Brasileirão)
Grêmio - 9 jogos (5 pelo Brasileirão, 2 pela Copa do Brasil e 2 pela Libertadores)
Palmeiras - 9 jogos (5 pelo Brasileirão, 2 pela Copa do Brasil e 2 pela Libertadores)
Corinthians - 9 jogos (5 pelo Brasileirão, 2 pela Copa do Brasil e 2 pela Libertadores)
Cruzeiro - 9 jogos (5 pelo Brasileirão, 2 pela Copa do Brasil e 2 pela Libertadores)

Em suma, Inter e Galo verão seus rivais disputarem quase o dobro de jogos ao longo do mês. O contraste entre os calendários é visto pelos colorados como uma vantagem capaz de fazer a diferença na reta final do Brasileirão, com um cenário fértil para acumular pontos, seja para ganhar "gordura no G-4 ou para se aproximar do Flamengo e do São Paulo. Além do desvio natural de foco, a alternância de competições faz o os colorados projetarem preservações e desgaste físico como fatores prejudiciais aos adversários.
– Temos que ser sinceros. A gente sabe o quanto isso pesa, essa quantidade de jogos. Alguns times vão ser desfavorecidos, vão poupar jogadores, apesar de ter grandes elencos. O Flamengo tem elenco indiscutível. O nosso rival (Grêmio) tem elenco muito bom. O Palmeiras. Esses times que têm nove jogos... A gente tem que aproveitar esse momento para somar o máximo de pontos possível para que faça diferença lá na frente. Os clubes vão ter tropeços – projeta o atacante William Pottker.
A matemática também evidencia a "vantagem" na comparação com os adversários. Inter e Atlético-MG terão três semanas exclusivas para treinamentos, com uma média de um jogo a cada 6,2 dias no mês. Sem margem para "folgas" no calendário, os rivais que acumulam Libertadores e Copa do Brasil disputarão uma partida a cada 3,4 dias. O São Paulo, por sua vez, tem um compromisso a cada 4,4 dias.
Os cinco jogos do Inter

Rodada    Data    Jogo    Estádio
17ª    06/08    Atlético-MG x Inter    Independência
18ª    13/08    Fluminense x Inter    Maracanã
19ª    19/08    Inter x Paraná    Beira-Rio
20ª    22/08    Bahia x Inter    Fonte Nova
21ª    26/08    Inter x Palmeiras    Beira-Rio
 
O cronograma favorável é evidente, mas o Colorado mantém o planejamento de pensar "jogo a jogo" e encarar cada partida com a mesma seriedade. Ainda durante a intertemporada, o técnico Odair Hellmann afirmou em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com que o foco recaía apenas nos compromissos que a equipe teria em disputa e tratou de "esquecer" os rivais. A tabela do Brasileirão, aliás, mostra que o Inter enfrentará apenas um dos adversários com calendário atribulado: o Palmeiras, dono de um elenco recheado de opções, na 21ª rodada.
– Quero falar sobre a campanha. São 12 jogos, 11 sem perder e uma derrota. Antes da derrota (para o América-MG), não tínhamos chegado a lugar nenhum. Tinha muita coisa pela frente. O campeonato é muito difícil. Ninguém conseguiu a regularidade que nós conseguimos de 10 jogos. É um perde e ganha. Sabemos que temos um caminho. Entrega total, o torcedor pode esperar, porque cada jogo é uma final para nós. Não visualizamos o fim, mas o próximo adversário, par acontinuar na parte de cima. Lá no final, a gente vê como as coisas vão andar – disse o técnico, após a vitória sobre o Botafogo.
 





Autor: Comunitária 98.3 FM

Data da Postagem: 01/08/2018 06:11:00

Fonte: G1