Após fazer 30ºC, frio volta ao RS; novo ciclone deve se formar na quarta
A semana no Rio Grande do Sul começa com sol e chuva, conforme a região do estado, e ainda uma grande variação de temperatura entre o Sul e o Norte gaúcho, mas vai terminar com tempo firme e a influência de uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão.
Muitas nuvens e chuva no decorrer desta segunda-feira em pontos do Oeste, fronteira com o Uruguai e o Sul gaúcho. No Sul, alguns municípios podem ter acumulados apenas hoje perto ou acima de 50 mm com precipitações localmente fortes. No Leste do estado, onde haverá muitas nuvens, garoa em diferentes pontos.
O sol aparece com nuvens no Norte e no Noroeste do estado, que seguem sob a influência de ar quente com alta temperatura. No Sul gaúcho e na Campanha, sob influência de ar mais frio e com chuva, a temperatura estará baixa o dia todo com frio mesmo durante a tarde.
A frente semi-estacionária entre o Sul e o Leste do estado traz muitas nuvens baixas hoje para a Grande Porto Alegre. Pode ter garoa isolada. Chance de aberturas, sobretudo ao Norte da região. A temperatura estará mais baixa em pontos do Sul da Grande Porto Alegre e aquece mais ao Norte da região, mas com marcas à tarde muito inferiores às observadas no fim de semana.
A terça-feira terá muitas nuvens no Rio Grande do Sul, mas o sol deve aparecer em pontos da Metade Norte. O sistema frontal semi-estacionária desloca-se um pouco para o Norte. Chove principalmente em municípios do Oeste e do Sul, mas as precipitações avançam para pontos do Centro do estado, inclusive Porto Alegre. Na Metade Norte, a chuva será muito irregular e não chega a chover em todas as cidades. A temperatura estará amena a agradável na maior parte do estado.
Na quarta, chove desde cedo no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, o dia terá muitas nuvens com aberturas. Ao longo da quarta-feira, uma área de baixa pressão vai se aprofundar numa ciclogênese na costa uruguaia e a frente fria associada avança pelo estado. O sistema frontal se desloca mais enfraquecido e a chuva, embora caia na maioria das cidades, será irregular. Ar mais frio começa a ingressar pelo Oeste e o Sul e o vento se intensifica com algumas rajadas no fim do dia.
A quinta-feira terá presença do sol em todas as regiões com o ciclone no oceano impulsionando ar seco e frio para o território gaúcho, mas no começo do dia ainda haverá instabilidade isolada. O ingresso de ar mais frio se dá acompanhado de vento moderado com algumas rajadas fortes no Sul e no Leste do estado. O dia será ameno e as mínimas ocorrem à noite, quando vai estar frio.
A sexta-feira deve ter sol e nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto na Metade Norte se espera aumento de nebulosidade e pode chover no decorrer do dia em vários pontos. O amanhecer é mais frio na fronteira com o Uruguai, no Sul e na Campanha onde as mínimas em alguns pontos podem ficar perto de 0ºC. No final do dia, o frio marca presença em todo o estado.
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 24/07/2023 14:55:00
Fonte: Fonte:informações são do MetSul / Foto: Defesa Civil/Divulgação
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina