Início Notícias Garimpeiros da região fazem manifestação na BR 386 Voltar

Garimpeiros da região fazem manifestação na BR 386

Garimpeiros da região fazem manifestação na BR 386

Nesta quinta-feira, centenas de garimpeiros e comunidades regionais se mobilizaram na BR-386, marcando presença no quilômetro 1 da rodovia, localizado em Iraí. O motivo principal deste ato é protestar contra a interdição que já dura quase 50 dias desde 25 de julho, deixando cerca de 1.300 garimpeiros sem  trabalhar, dos municipos de Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Planalto, Trindade do Sul, Cristal do Sul, Rodeio Bonito e Gramado dos Loureiros. Esses profissionais e a comunidade local clamam pelo retorno ao trabalho e pela agilidade na regularização de suas atividades.

 A BR 386 foi escolhida como palco do ato, particularmente na ponte que une os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A escolha da data, 07 de setembro - Dia da Independência do Brasil, não foi coincidência. Os garimpeiros usaram este dia simbólico para enfatizar sua busca pela independência profissional. Eles exigem respeito e reconhecimento, afirmando: "Dignidade acima de tudo! Não somos bandidos e não queremos ser tratados como tal".

Os manifestantes e seus apoiadores buscam reforçar a ideia de que trabalham de forma honesta, pedindo o direito de voltar às suas atividades. Eles pedem ação rápida dos órgãos competentes para resolver essa situação e garantir o sustento de milhares de famílias que dependem da extração de pedras ametistas na região.

A comunidade, juntamente com os organizadores, espera que esta manifestação pacífica traga as mudanças desejadas, unindo forças na luta pelos direitos dos garimpeiros e pelo reconhecimento de sua profissão.





Autor: Comunitária 87,9 FM

Data da Postagem: 08/09/2023 14:54:00

Fonte: Fonte: In Foco RS /Foto: Divulgação