Manifestantes em Jaguarão protestam em defesa dos produtores de leite e da cadeia produtiva
Nesta quarta-feira, 11 de outubro, a cidade de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul, se tornou o local de um movimento nacional em defesa dos produtores de leite e da cadeia produtiva desse setor no Brasil. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e diversas federações que representam a agricultura familiar no país se uniram para promover o "Dia Nacional em Defesa dos Produtores e da Cadeia Produtiva do Leite."
Este movimento tem como objetivo chamar a atenção para a crise que atinge a pecuária leiteira brasileira devido às importações de leite do Mercosul, que ameaçam a produção local e levam muitos produtores a abandonar essa atividade.
Mobilizações estão ocorrendo em vários estados do Brasil que têm uma produção significativa de leite, e uma comissão de lideranças das entidades está em Brasília, pressionando o governo federal e o Congresso Nacional para buscar medidas que possam salvar a indústria de laticínios e os produtores brasileiros.
Em Jaguarão, a partir das 9 horas, caravanas de todo o estado estão chegando para participar do movimento, e uma assembleia será realizada para decidir se a Ponte Internacional que liga o Brasil ao Uruguai, uma das principais rotas de importação de leite do Mercosul, será bloqueada como forma de protesto.
A ação é considerada necessária devido à situação crítica enfrentada pela indústria de laticínios no Brasil. Até o momento, as medidas anunciadas pelos governos têm se mostrado pouco eficazes, e os manifestantes argumentam que é vital proteger os interesses dos agricultores e da pecuária familiar no país.
O "Dia Nacional em Defesa dos Produtores e da Cadeia Produtiva do Leite" é um claro indicativo da preocupação da sociedade brasileira em relação à crise no setor de laticínios e à necessidade de ações concretas para garantir a sobrevivência dos produtores locais e da produção de leite no Brasil.
Autor: Comunitária 87.9
Data da Postagem: 11/10/2023 13:19:00
Fonte: In Foco
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina