Início Notícias Sistema convectivo de mesoescala provocou temporais na região segundo a MetSul Meteorologia Voltar

Sistema convectivo de mesoescala provocou temporais na região segundo a MetSul Meteorologia

Sistema convectivo de mesoescala provocou temporais na região segundo a MetSul Meteorologia

Um sistema convectivo de mesoescala se formou sobre o Noroeste do Rio Grande do Sul no começo da noite da segunda-feira e avançou depois para o Oeste catarinense. Segundo a MetSul Meteorologia, este tipo de formação, comum durante a primavera e o verão entre o Nordeste da Argentina, o Sul do Brasil e o Paraguai, costuma estar associada a tempestades e chuva intensa.

Uma série de temporais, alguns isoladamente fortes a severos, na noite de segunda-feira, 16, causou estragos em diversas localidades do Noroeste do Rio Grande do Sul e do Oeste e do Meio-Oeste de Santa Catarina com queda de árvores, postes, destelhamentos e falta de energia elétrica. 

Estações meteorológicas registraram rajadas de vento acima de 100 km/h nessas regiões. De acordo com o monitoramento meteorológico da Epagri-Ciram, o vento durante a passagem dos temporais atingiu 126 km/h no município de Alpestre. 
A chuva foi também muito intensa e volumosa. Em Frederico Westphalen, foram mais de 200 mm acumulados em apenas dois dias. 

Sistema Convectivo de Mesoescala 

Sistema Convectivo de Mesoescala é definido simplesmente como um grupo organizado de tempestades que é maior que uma única tempestade e menor que um sistema de tempestade em escala sinótica. Isso geralmente significa que duram entre três e seis horas e abrangem área maior que uma cidade ou poucas cidades. Em sendo um aglomerado de tempestades maior que um temporal individual, atinge um número alto de municípios. No entanto, também é menor do que os sistemas de tempestades sinóticas, como por exemplo um ciclone. Estes sistemas são quando o ar resfriado pela chuva de várias tempestades une forças para criar uma área fria maior. Essa área se espalha e atua como uma mini frente fria, desencadeando novas tempestades à medida que avança.





Autor: Comunitária 87,9 FM

Data da Postagem: 18/10/2023 15:50:00

Fonte: Fonte:MetSul Meteorologia/Foto:MetSul