Polícia Federal deflagra operação para restabelecer a ordem pública na terra indígena Cacique Doble
A Polícia Federal deflagra, nesta terça-feira (31/10), a segunda fase da Operação “Menés”, para restabelecer a ordem pública e apurar a autoria e circunstâncias de sucessivos crimes graves cometidos em virtude da disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Cacique Doble.
A ação mobiliza 160 policiais federais e 90 integrantes da Brigada Militar, do Comando Rodoviário e do Corpo de Bombeiros Militares para o cumprimento 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva na reserva e na cidade de Cacique Doble, e na TI Monte Caseiros, no município de Caseiros.
A onda de conflitos na reserva indígena teve início em agosto do ano passado, quando quatro indígenas foram vítimas de tentativas de homicídio por disparos de armas de fogo. Durante a investigação da Polícia Federal, três membros da liderança da reserva foram presos preventivamente e permanecem encarcerados.
Mesmo com o estabelecimento de nova liderança, diversos crimes continuaram sendo cometidos, como tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal de arma de fogo, ameaças e indícios de formação de milícias privadas, motivados pela disputa entre grupos rivais.
Policiais da Força Nacional de Segurança Pública reforçam o patrulhamento ostensivo na região, com o apoio da Brigada Militar. Apesar da presença das forças policiais, houve o fechamento temporário da escola indígena pela Coordenadoria Regional de Educação e do posto de saúde indígena, face a possibilidade iminente de novos conflitos armados.
A deflagração da Operação Menés é uma reposta do estado para proteção da vida e da pacificação da comunidade indígena, vítima da violência estabelecida pelos grupos que brigam pelo poder na reserva.
Nome da Operação: Menés, considerado o primeiro dos Faraós, Rei do Alto Egito, foi responsável pela unificação dos reinos do Vale do Rio Nilo – Alto Egito e Baixo Egito – por volta de 3200 a.C.
Autor: Comunitária 87,9 FM
Data da Postagem: 31/10/2023 14:51:00
Fonte: Fonte:Rádio Uirapuru /Foto:Divulgação/Polícia Federal
Leia também
-
Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas
-
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta (31)
-
Alpestre: Brigada Militar apreende mais de R$ 250.000,00 em espécie
-
Adolescente salva irmã, mas morre afogado no interior de Chapecó
-
Motocicleta furtada em Frederico Westphalen é recuperada em Planalto
-
Atropelamento deixa vítima fatal em Ametista do Sul
-
PRF apreende mais de meia tonelada da drogas escondida em caminhão na BR 386
-
Congresso derrota governo e retoma Marco Temporal para demarcação de terras indígenas
-
Colisão frontal acontece na RSC-472, em Tenente Portela
-
Menino de dois anos morre afogado após cair em piscina